Como sabemos que a realidade é real? A filosofia revela a realidade?

eles perguntam
7 8
elas respondem
anônima
02/02/2023 17h37
Suas postagens são muito chatas!
02/02/2023 17h37
A nossa realidade define o que consideramos real ou não.

As alucinações de quem experimentou LSD, por mais que não sejam reais na sociedade, são reais para essa pessoa. As ilusões são realidade as possui, dentro do universo da mente de cada um.
anônima
03/02/2023 19h52
"A realidade está dentro da mente"
1984.
anônima
03/02/2023 19h53
Vai depender do seu conceito de real/realidade.

Um esquizofrênico vê coisas que pra ele são reais e nem por isso realmente são ou não (ex. apenas).
02/02/2023 17h48
Buguei agora! rs
anônima
02/02/2023 17h35
Mindfuck
eles respondem
anônimo
03/02/2023 21h44
Não é como se fôssemos um cérebro numa cuba.
03/02/2023 21h57
É um teste, uma ilusão
03/02/2023 23h02
Existem 3 tipos de realidade: a realidade objetiva, é a informação e dela se surge 2 realidades, a realidade coletiva/compartilhada, que é aquela q temos experiências iguais ou relacionadas (eu e vc vemos um fogo, e todo mundo a nossa volta vê o fogo e é afetado por ele, é uma realidade coletiva/compartilhada) e a realidade subjetiva/individual, nesse ponto, oq é real pra vc pode já n ser pra mim. É a conclusão q cheguei desde a última vez q refleti sobre esse assunto. Ilusão é só o nome que damos a uma realidade subjetiva, que está fora do escopo da realidade coletiva/compartilhada.
02/02/2023 17h53
Acho que nunca saberemos, mas se um dia conseguirmos criar um tipo de mini universo tão real quanto o nosso, então as chances são maiores de a gente também ser um tipo de criação artificial do que algo "real" que surgiu por acaso

Mas se formos um tipo de programa, isso não é "real"?
Será que ter sido criado dentro de um super computador por exemplo significa não ser real?

Acho que o problema está na possibilidade de ser desligado ou tudo mudar de repente e não termos nenhum controle sobre isso.

Uma coisa relevante é que a gente não é tão dono das nossas ações como pensamos, somos muito influenciados pelo nosso ambiente, então será que somos mesmo quem pensamos ser ou apena o resultado da equação que é a nossa vida?
03/02/2023 19h50
Mais um, vivendo dilema de matriz, pílulas coloridas e filosofias de botequim...
02/02/2023 17h37
Filosofia = philosofia = Philo e sofia

Sofia e Philo, meto no teu cu e tu da um rugido