A nossa realidade define o que consideramos real ou não.
As alucinações de quem experimentou LSD, por mais que não sejam reais na sociedade, são reais para essa pessoa. As ilusões são realidade as possui, dentro do universo da mente de cada um.
Existem 3 tipos de realidade: a realidade objetiva, é a informação e dela se surge 2 realidades, a realidade coletiva/compartilhada, que é aquela q temos experiências iguais ou relacionadas (eu e vc vemos um fogo, e todo mundo a nossa volta vê o fogo e é afetado por ele, é uma realidade coletiva/compartilhada) e a realidade subjetiva/individual, nesse ponto, oq é real pra vc pode já n ser pra mim. É a conclusão q cheguei desde a última vez q refleti sobre esse assunto. Ilusão é só o nome que damos a uma realidade subjetiva, que está fora do escopo da realidade coletiva/compartilhada.
Acho que nunca saberemos, mas se um dia conseguirmos criar um tipo de mini universo tão real quanto o nosso, então as chances são maiores de a gente também ser um tipo de criação artificial do que algo "real" que surgiu por acaso
Mas se formos um tipo de programa, isso não é "real"?
Será que ter sido criado dentro de um super computador por exemplo significa não ser real?
Acho que o problema está na possibilidade de ser desligado ou tudo mudar de repente e não termos nenhum controle sobre isso.
Uma coisa relevante é que a gente não é tão dono das nossas ações como pensamos, somos muito influenciados pelo nosso ambiente, então será que somos mesmo quem pensamos ser ou apena o resultado da equação que é a nossa vida?