Lembro uma vez que meu pai agrediu um cara por isso, para o azar do meu pai o menino era menor de idade (deveria ter uns 16 anos), ele chegou a responder uns processos na época.
anônima
04/02/2023 17h03
Nao.
anônima
04/02/2023 17h04
Pior que não, ainda vai levar um processo de lesão corporal grave nas costas. E se matar um desgraçado destes, mesmo que ele estivesse armado, vai responder por homicídio.
anônima
04/02/2023 18h57
Se comprovar que teve invasão
Sim
eles respondem
04/02/2023 16h39
sim, mas você não pode exagerar na dose, o ideal seria expulsar o cara com pauladas, se ele se ferir gravemente é bom chamar o samu pra n dizerem que você negligênciou ajuda médica
anônimo
04/02/2023 16h47
na verdade segundo o a legislação vigente a pessoa precisa representar ameaça pra você, ter te atacado ou ameaçado, mas como um policial mesmo me falou: faz uns cortes no braço e diga que a pessoa te atacou, depois de mata-la
04/02/2023 16h55
Sim. Eu mesmo se alguém invadisse minha casa ia descer a porrada no cara até ele desmaiar.
04/02/2023 16h26
Legítima defesa, pode até matar
04/02/2023 16h27
Não po tu tem que deixar ele roubar tudo e estuprar sua mulher numa boa, pode machucar o coitado não
anônimo
04/02/2023 17h01
Receio que sim
04/02/2023 17h02
Sim pode ate matar
04/02/2023 18h18
Depende, não tem como eu responder só com base nessa informação que vc passou.

São N situações que podem acontecer, mas a maior chance que tem é vc se ferrar se vc machucar o invasor.
04/02/2023 19h00
É impossível responder a sua pergunta sem contexto da situação, no entanto vai prevalecer o seguinte: A legítima defesa é uma defesa jurídica que permite que uma pessoa use força física para proteger a si mesma ou a outra pessoa de um ataque iminente de dano físico. No entanto, a força usada deve ser proporcional à ameaça e não deve ser excessiva.

Se uma pessoa invadir a sua casa, você pode ter o direito de usar a legítima defesa para proteger a si mesmo ou sua família. No entanto, a situação precisa ser avaliada com cuidado para determinar se a força usada foi proporcional à ameaça e se não havia outras opções disponíveis para proteger a si mesmo ou a sua família.

Entenda que o que você acha ou deseja não se sobrepõem as leis. Ache justo ou não, o juiz vai ver a situação dessa maneira.