Não sou socialista, até pq compactuo com ideais de centro-esquerda. Mas é fato que os EUA financiaram a ditadura de 64 e o Estado Novo por conta do medo de que os ideais socialistas penetrassem no Brasil.

Caso os EUA não tivessem se intrometido, e a intentona comunista tivesse dado certo, como seria o Brasil hoje? Será que ele se inspiraria na China e criaria as ZEE? Ou será que ele seguiria o rumo de Cuba?

eles perguntam
5 10
elas respondem
05/02/2023 19h16
A Intetona Comunista e o Golpe de 64 são ocasiões diferentes; se a Intentona dos anos 30 tivesse dado certo, parecer-nos-íamos com a União Soviética e provavelmente cairíamos nos anos 80~90 também. Se o Golpe de 1964 nunca tivesse acontecido, o máximo que poderia acontecer seria um governo trabalhista duradouro que desembocasse num socialismo chinês; isto também aconteceria se Lula fosse que nem Chávez, o que infelizmente não é. Pra acontecer algo semelhante ao socialismo cubano, a Guerrilha do Araguaia precisaria ter dado certo, fora isso, qualquer perspectiva de socialismo num futuro próximo, só pode se assemelhar ao chinês.
anônima
05/02/2023 19h12
Com a Nicarágua
anônima
05/02/2023 19h30
Uma mistura dos dois, sem dúvidas.
anônima
05/02/2023 19h38
Seria muito isolacionista, tipo Cuba.
anônima
12/02/2023 00h38
Sim
eles respondem
05/02/2023 19h00
eu tenho certeza que seria tipo cuba poiis a maioria dos países comunistas são assim
anônimo
05/02/2023 19h04
Seria horrível. Estado máximo nunca deu certo. E na China existe iniciativa privada enorme, até a Dilma falou isso num hangout com o Elias Jabbour.
05/02/2023 20h13
Seria algo como Venezuela e Argentina.
A gente teria uma Miss Universo e seríamos campeões mundiais de futebol.
05/02/2023 19h02
Está confundindo Socialismos com Comunismo?

Partido de centro esquerda pode ser em parte socialista.
Comunista é que difere.
anônimo
05/02/2023 19h12
Seguiria o rumo de Cuba,até porque a China só foi se tornando mais capitalista décadas posteriores,não acho que quem assumisse o poder seria aberto a novas mudanças.
anônimo
05/02/2023 19h16
Socialismo de um lugar não é igual a outro pois precisa de materialidade.
Socialismo brasileiro seria de modo brasileiro.
Podendo usar coisas que deram certo em outros cantos... Mas é na materialidade do dia a dia
05/02/2023 19h38
Esse é o tipo de pergunta que qualquer coisa que se escreva cabe como resposta e nenhuma delas é correta.
anônimo
05/02/2023 20h16
Vish
05/02/2023 20h19
Cuba, preguiça de explicar
05/02/2023 20h51
nenhum dos dois.