Eu sou leiga nisso e não sei qual tem o cargo mais alto

elas perguntam
7 3
eles respondem
anônimo
06/02/2023 15h46
Administração regional ou subprefeitura

É um órgão público vinculado à prefeitura que fica encarregado de assuntos específicos, que dizem respeito a cada bairro/região da cidade em questão. Quem gerencia é um subprefeito

O vereador é um agente político, eleito para sua função pelo voto direto e secreto da população. Ele trabalha no Poder Legislativo da esfera municipal da federação brasileira. Assim, o vereador tem um papel equivalente ao que deputados e senadores têm nas esferas mais amplas (Estados e União).

Como integrante do Poder Legislativo municipal, o vereador tem como função primordial representar os interesses da população perante o poder público. Esse é (ou pelo menos deveria ser) o objetivo final de uma pessoa escolhida como representante do povo

O primeiro serve ao executivo, atendendo a ordens do prefeito.
O segundo serve ao legislativo.

Não envolve cargo mais alto, visto que estão em esferas diferentes.
Em relação a salário, o vereador vai ganhar mais que um subprefeito
06/02/2023 15h47
são coisas distintas
um é do legislativo (vereador), outro é do executivo (subprefeito). Não dá pra medir assim teoricamente o "grau" de poder.
anônimo
06/02/2023 15h39
Eu tenho mais poder
anônimo
06/02/2023 15h41
Sub prefeito vc quer dizer vice?
Os dois recebem quase a mesma coisa, mas o vice tá acima
06/02/2023 16h14
Em linhas gerais, poder executivo é aquele que governa, que executa as leis. Poder legislativo é aquele que elabora as leis e fiscaliza o executivo; o judiciário interpreta as leis e também as aplica.

Na esfera federal, o executivo é o presidente da república. O legislativo é composto pelos deputados federais e senadores. O judiciário seria o STF.

Na esfera estadual, o executivo é o governador, o legislativo são os deputados estaduais.

Na esfera municipal, o executivo é o prefeito e o legislativo os vereadores.

Juízes, desembargadores e coisas do tipo compõe o judiciário. Como sou mais leigo nisso, não vou tentar entrar no mérito pra destrinchar, mas em suma é isso
06/02/2023 17h43
Obviamente os vereadores, afinal subprefeitos estão abaixo do prefeito municipal.
elas respondem
anônima
06/02/2023 15h52
São de poderes diferentes
anônima
11/02/2023 18h57
Não sei
anônima
11/02/2023 18h58
Vereador