Você é otimista quanto ao futuro da ciência brasileira?

eles perguntam
4 10
elas respondem
14/02/2023 12h36
É bem complexo
anônima
14/02/2023 12h43
Porque o sistema educacional é podre e foca só em escolarizar e fazer as pessoas virarem massa de manobra
anônima
14/02/2023 14h02
Não sou
anônima
14/02/2023 12h51
Pq é chato.
eles respondem
14/02/2023 12h38
Porque o que importa nesse país é BBB carnaval, coma média de qi sendo 80
15/02/2023 02h23
No geral, é falta de investimento mesmo. É uma competência que não é tão estimulada aqui no país.
14/02/2023 12h37
Acredito que não tem o engajamento suficiente
14/02/2023 12h38
A escola faz isso parecer chato. Química, bio, física, matemática fica chato na escola
14/02/2023 12h49
Falta de investimento. Se não há direcionamento de recurso para atividades de extensão para colocar a população em contato com a comunidade científica, é impossível conseguirmos gerar interesse e engajamento.

Pode ir desde projetos simples, como noites astronômicas como os que são mais elaborados, tais quais projetos de robótica.
14/02/2023 14h02
Acredito que é uma coisa um pouco cultural no Brasil.
As pessoas, por viés de comportamento, não se interessam por ciência.
Talvez por causa da complexidade na qual ela se envolve ou na forma em que ela é apresentada aos estudantes, o que pode tornar o conhecimento científico pouco estimulante a quem ouve.
Não sei se me coloco como otimista ou como pessimista, mas certamente acredito que a ciência no Brasil merece mais atenção e ainda pode progredir muito mais.
14/02/2023 14h06
a moda hoje e virar coach e enganar as pessoas.
anônimo
14/02/2023 12h50
porque é chato
14/02/2023 15h54
Várias razões. Primeiro que o sistema educacional brasileiro pouco estimula o contato prático com a ciência e faz parecer algo desinteressante e sem importância. Assim, formamos alunos e cidadãos avessos às ciências, até porque, nas condições as quais vivemos, pensamos, em primeiro plano, em empregos que mais possam oferecer retorno financeiro. A ciência aqui dá retorno? Um pesquisador muitas das vezes sustenta sua pesquisa do seu próprio bolso, sendo que os custos são elevados e o trabalho enorme. Quando consegue uma bolsa, consegue incríveis 400 reais ou pouco mais que isso para fazer milagres. Quem no mundo vai achar este ofício interessante?

Por isso ocorre, há tempos e em massa, o fenômeno denominado "fuga de cérebros". Milhares de brasileiros qualificados buscam melhores oportunidades no exterior e lá residem, pois as condições para se viver como pesquisador e cientista são infinitamente superiores aos melhores padrões encontrados aqui, que já são escassos. A desvalorização do pesquisador reflete também na sociedade, que não entende os benefícios dos estudos acadêmicos que são produzidos em prol dela. Aqui não é possível viver "apenas" sendo pesquisador, enquanto lá fora você é valorizado, recebe seu devido valor, premiações e um salário compatível com seu empenho e esforço, além de, assim, fomentar o desenvolvimento de pesquisas muitas das vezes revolucionárias em vários campos da ciência
anônimo
14/02/2023 15h56
Não sei