meus pais tem dinheiro pra pagar a minha faculdade e mesmo assim eles querem que eu estude e consiga uma na federal .... o que seis acha disso ? eu ja sei o que vão falar, eles não são obrigado a pagar a minha faculdade, mas se eles tem dinheiro pra pagar, qual é o problema de ajudar ?

eles perguntam
6 15
elas respondem
anônima
15/02/2023 21h32
Não é mais fácil você pedir pra eles te pagarem um cursinho pra você passar na federal?
15/02/2023 22h36
Olha, acho que você pode pontuar pra eles os prós e contras da federal e da particular.
No meu curso, por exemplo, tive duas amigas que foram aprovadas em federal e na particular (PUC) , e optaram pela particular porque avaliaram coisas do tipo:
- Na particular, os professores eram bem mais presentes e davam maior atenção aos alunos;
- Na federal, o laboratório, tinha um microscópio para cada grupo de alunos, e já na particular tínhamos um para cada aluno;
- Por ser um curso que usa muito laboratório, na federal, não tinha nem luvas, máscaras, lâminas, e estes acessórios que se usa em laboratório, e já na particular sempre teve tudo disponível;
- Na federal, tinha que estudar tempo integral (manhã e tarde) onde impedia que fazer outras atividades, até mesmo um estágio ou trabalhar, e já na particular permitia esse tempo mais disponível seja para isso, ou para uma monitoria, uma iniciação científica, etc...
- A estrutura da particular muito superior a da federal, desde sala de aula, banheiros, etc...
- Na particular, por conta do curso, íamos para aula na fazenda toda semana, e tinha total liberdade para visitar e fazer projetos por lá, diferente da federal que não tinha estas aulas com frequência.

Então, pontue coisas assim, e mostre para eles que o valor não é gasto, é valor investido!
15/02/2023 23h22
Na federal kkkkkk ele vão deixa de pagar uma faculdade para pagar os materiais que são um rim, isso se cosnegui uma 100 % da bolsa
anônima
15/02/2023 23h20
No meu caso passei na Federal e optei fazer na minha cidade,a Universidade que passei seria em Salvador muito longe
15/02/2023 21h37
Tenta pegar uma bolsa de estudos 100% pelo prouni, ou um fies, no próprio sisu vc consegue cursos com notas de corte mais acessíveis
15/02/2023 21h36
Eu faria o mesmo
eles respondem
anônimo
15/02/2023 21h39
Te fode marmanjo da geração sanguessuga dos pais. Vai estudar vagabundo e tem que se puxar porque escrevendo "o que seis acha" não passa nem para humanas kkkk teu futuro é atendente do Mcdonalds
anônimo
15/02/2023 21h35
Seus papais querem ver o esforço da sua parte, então estude para a federal, se não conseguir, talvez eles vejam seu esforço e o recompensem.
15/02/2023 21h33
No fundo no fundo eles ainda têm esperança que o filho vagabundo e nota 4, que fala "seis" quando queria dizer "Ceis" (erra até no coloquial) possa tomá um jeito na vida
anônimo
15/02/2023 21h31
se fudeu ;-;
Agora estuda para a federal!
16/02/2023 03h11
Depende, eles querem que vc faça federal pq querem ou pq o curso que vc quer existe tanto na particular quanto na federal? Existem cursos que só existem na particular(radiologia por exemplo).

Se for o primeiro caso, seria interessante vc pensar na federal sim. Se for o segundo caso, converse com eles que vc quer tal curso que não existe nas federais e não tem outra opção
16/02/2023 01h25
Eles estão certíssimos, você já é um adulto, trabalhe e pague, ficar dependendo dos pais é deprimente.
anônimo
16/02/2023 00h02
Faz eles pagarem o cursinho e vá estudar
anônimo
15/02/2023 22h41
Coloca eles para fora de casa.
anônimo
15/02/2023 21h37
Eles não são obrigados a pagar
15/02/2023 21h36
Pergunta pro ministerio da educação
anônimo
15/02/2023 21h35
Eles acham que vão jogar dinheiro no lixo
15/02/2023 21h33
Talvez tenham outros planos pra essa grana
15/02/2023 21h32
Talvez eles meio que te forcem a federal pq é uma faculdade melhor ... Geralmente preferem muito mais faculdade federal do que particular