eles respondem
Eu já estudei nas duas.
Não vejo muito diferença na qualidade de ensino. Ambas foram bem puxadas. O que eu percebo eh que as universidades públicas investem mais em pesquisa, ou seja, estão mais preocupadas em produzir conhecimento e preparam seu alunos com base nisso. Enquanto que na faculdade particulares o foco eh mais em produzir alguém para o mercado, ou seja, a particular só pensa no lucro e em oferecer um serviço enlatado, não se preocupa com pesquisa, só querem receber seus boletos pagos. Como a pública não se preocupa com lucros, o objetivo dela eh por excelência produzir conhecimento.
Os alunos da pública são melhores do que a particular por que a pública tem um processo de ingresso/seleção mais rigoroso. O ENEM ou vestibular de uma pública eh mais difícil pois a concorrência eh maior, com isso vc seleciona os melhores. Enquanto que o vestibular de uma particular eh pouco concorrido, facilitando a entrada de alunos menos comprometidos.
Ou seja, na prática a qualidade das particulares eh igual ao da pública. Mas o processo de seleção (ENEM ou vestibular) da pública por ser mais concorrido seleciona os mais dedicados e melhores alunos.
Numa coisa as particulares são melhores, que eh a infraestrutura. Os prédios, os banheiros etc estão em bom estado. Pra ter ideia, a nova biblioteca da UFMA nunca ficou pronta, já tem mais de uma década que a obra tá parada. Os banheiros não tem papel e estão mal cuidados. Na UFMA não tem câmeras, um aluno já foi assassinado dentro do banheiro durante um roubo. Na particular que estudei vc tinha câmeras em cada sala, além de vários funcionários fazendo atendimento no departamento do curso.
Se for assim as diferenças são:
No público o professor geralmente fica divagando, e a cada 6 aulas você tem só uma que preste. O aprendizado é feito horizontalmente: devido à seleção à qual são submetidos os alunos e ao rigor das provas, é com seus colegas que você obtém o conhecimento. Felizmente eles serão muito competentes nisso. Eu posso dizer que foi muito sofrimento para mim ir perder tempo presencialmente lá, se eu aprendia muito mais longe daqueles professores. Foi extremamente sofrido isso.
No privado, os professores são obrigados a serem bons, pois arriscam a demissão (só um ou outro não será), mas, diferente do público, o privado não reprova via de regra, porque o aluno exerce poder sobre a empresa mediante o pagamento ("se me reprovar vou para outra faculdade"), então os alunos não são pressionados a aprenderem. Isso é uma das coisas mais difíceis, porque o ser humano tende à preguiça, então se você sabe que não será cobrado fica difícil fazer o esforço para aprender de verdade. Se você for especialmente empenhado, contudo, os professores geralmente são bons.
Estudei numa faculdade pública muito boa
A única experiência que tive em particular foi Anhanguera
Nem seria uma comparação
Não precisa ser empírica não. Existem pesquisas, as públicas são as melhores.
Na real a particular é superior a pública
Jogue seu dinheiro na privada
Só tem nome, e nem são todas
O dados já indicam qual é a melhor .-.
Estudar em uma faculdade pública é muito vantajoso no Brasil. Isso porque os alunos não precisam pagar mensalidade ao longo da formação. O único gasto que o estudante tem é em relação a alguns materiais que serão usados durante o curso.