Quero saber mais sobre suas experiências empíricas,pra quem já estudou nas duas,qual a diferença que notaram?

eles perguntam
2 12
elas respondem
anônima
16/02/2023 20h21
Me formei em publica e faço especialização em particular. Achei a mesma coisa. Nas duas precisei correr atras pra aprender. Depende do curso, da modalidade e da faculdade mas no geral a publica o professor caga e anda pra vc. Ele vai te dar o básico. Se quiser aprender vai ter que correr atras. Tem uns que nem o básico sabe ensinar. O cara tem doutorado mas a didática péssima.
anônima
16/02/2023 20h21
Acredito que sim
eles respondem
anônimo
16/02/2023 20h38
Eu já estudei nas duas.

Não vejo muito diferença na qualidade de ensino. Ambas foram bem puxadas. O que eu percebo eh que as universidades públicas investem mais em pesquisa, ou seja, estão mais preocupadas em produzir conhecimento e preparam seu alunos com base nisso. Enquanto que na faculdade particulares o foco eh mais em produzir alguém para o mercado, ou seja, a particular só pensa no lucro e em oferecer um serviço enlatado, não se preocupa com pesquisa, só querem receber seus boletos pagos. Como a pública não se preocupa com lucros, o objetivo dela eh por excelência produzir conhecimento.

Os alunos da pública são melhores do que a particular por que a pública tem um processo de ingresso/seleção mais rigoroso. O ENEM ou vestibular de uma pública eh mais difícil pois a concorrência eh maior, com isso vc seleciona os melhores. Enquanto que o vestibular de uma particular eh pouco concorrido, facilitando a entrada de alunos menos comprometidos.

Ou seja, na prática a qualidade das particulares eh igual ao da pública. Mas o processo de seleção (ENEM ou vestibular) da pública por ser mais concorrido seleciona os mais dedicados e melhores alunos.

Numa coisa as particulares são melhores, que eh a infraestrutura. Os prédios, os banheiros etc estão em bom estado. Pra ter ideia, a nova biblioteca da UFMA nunca ficou pronta, já tem mais de uma década que a obra tá parada. Os banheiros não tem papel e estão mal cuidados. Na UFMA não tem câmeras, um aluno já foi assassinado dentro do banheiro durante um roubo. Na particular que estudei vc tinha câmeras em cada sala, além de vários funcionários fazendo atendimento no departamento do curso.
anônimo
16/02/2023 20h23
Se for assim as diferenças são:
No público o professor geralmente fica divagando, e a cada 6 aulas você tem só uma que preste. O aprendizado é feito horizontalmente: devido à seleção à qual são submetidos os alunos e ao rigor das provas, é com seus colegas que você obtém o conhecimento. Felizmente eles serão muito competentes nisso. Eu posso dizer que foi muito sofrimento para mim ir perder tempo presencialmente lá, se eu aprendia muito mais longe daqueles professores. Foi extremamente sofrido isso.

No privado, os professores são obrigados a serem bons, pois arriscam a demissão (só um ou outro não será), mas, diferente do público, o privado não reprova via de regra, porque o aluno exerce poder sobre a empresa mediante o pagamento ("se me reprovar vou para outra faculdade"), então os alunos não são pressionados a aprenderem. Isso é uma das coisas mais difíceis, porque o ser humano tende à preguiça, então se você sabe que não será cobrado fica difícil fazer o esforço para aprender de verdade. Se você for especialmente empenhado, contudo, os professores geralmente são bons.
anônimo
16/02/2023 20h24
Estudei numa faculdade pública muito boa
A única experiência que tive em particular foi Anhanguera

Nem seria uma comparação
16/02/2023 20h23
sim muito
16/02/2023 21h00
Não precisa ser empírica não. Existem pesquisas, as públicas são as melhores.
anônimo
16/02/2023 20h21
Na real a particular é superior a pública
anônimo
16/02/2023 20h22
Jogue seu dinheiro na privada
16/02/2023 20h31
Só tem nome, e nem são todas
anônimo
18/02/2023 20h44
Acredito que sim.
anônimo
18/02/2023 20h46
O dados já indicam qual é a melhor .-.
07/03/2023 16h18
Estudar em uma faculdade pública é muito vantajoso no Brasil. Isso porque os alunos não precisam pagar mensalidade ao longo da formação. O único gasto que o estudante tem é em relação a alguns materiais que serão usados durante o curso.