Se para Deus mil anos são como um dia (Salmos 90:4), significa que o mundo foi criado em 6000 anos?

eles perguntam
0 3
eles respondem
anônimo
17/02/2023 12h53
Quando o salmista diz que, para Deus, mil anos são como um dia, quer dizer que Ele não está sobre as mesmas regras que nós, perante o tempo. Pelo contrário. Significa que o tempo está no controle dEle.
17/02/2023 14h54
Em concordância com a resposta do @Valente, tanto a passagem de Gênesis 1 quanto o Salmo 90 tem caráter alegórico, logo o texto apresenta muitos usos da figura de linguagem que chamamos de METÁFORA. Apesar de ser uma figura de linguagem, a metáfora dessas passagens bíblicas apresenta verdades reais para cada contexto nos quais os textos estão inseridos. Em Gênesis 1, o autor Moisés está escrevendo um relato histórico direcionado ao povo israelita que havia saído do Egito depois de 400 anos de escravidão, período esse em que as crenças e valores do povo haviam sido formatados por longa estadia em terra estrangeira. Moisés usou o período dos 6 dias de trabalho acrescido de um dia de descanso não para dizer que Deus fez o mundo em exatamente 6 dias e nem para dizer que Deus precisou de descanso porque a obra foi muito criacionista lhe pesou, mas sim para justificar e exemplificar o cumprimento de um dos mandamentos que ele traz ao povo para guardar o sábado, mostrando ao povo que Deus, mesmo não precisando descansar, foi o primeiro a dar exemplo ao seu povo sobre a importância do descanso após o período de trabalho. Moisés queria ensinar o povo de Israel que o período de descanso era necessário a eles e tinha importância relevante até mesmo para o próprio Deus que se submeteu a dar exemplo disso a eles, mesmo sem precisar de descanso. O período de descanso para o povo era uma prática na qual eles exercitariam o hábito de reconhecer a sua vulnerabilidade como seres humanos que precisam de descanso, que não trabalham 24 horas por dia, vulnerabilidade essa que os aproxima de Deus, para que dependam dele e confiem em seu cuidado infalível, considerando que eles fazem parte de uma aliança feita entre Deus e Abraão, o pai daquela nação.
17/02/2023 14h30
Essa parte da Bíblia trabalha com alegorias. São verdades espirituais sobre a origem de tudo, não significa que as datas são precisas