A empresa diz para você abrir um MEI que vai te contratar por ele, acredito que seja como prestador de serviços.
Não entendo direito, mas muitas empresas estão fazendo isso. Por que será?

elas perguntam
8 3
eles respondem
18/02/2023 12h01
O pagamento via MEI ou CNPJ é como prestação de serviços. O objetivo é a empresa pagar menos impostos, mas nesse caso você teria que receber uns 40% a mais do salário normal para poder ficar igual à CLT, pois PJ não tem 13, 1/3 de férias, FGTS, INSS que a empresa paga, multa e ainda é mais fácil de não querer mais seus serviços.

Esse tipo de contrato normalmente é feito com profissionais que ganham acima dos R$ 15 mil, porque fica muito custoso para a empresa a parte dos impostos. Creio que abaixo de R$ 6 mil, nem deveria pensar nisso, porque geralmente querem é ganhar nas tuas costas pagando quase o mesmo.

Ganhar o mesmo salário em PJ que o CLT é você perder muita grana.

Se a pessoa ganha R$ 7k CLT, PJ deveria ser em torno de R$ 9.500,00-R$ 9.800,00.

Parece bom, mas você não terá os benefícios citados e outros, como plano de saúde, dentário etc. Além disso, dessa grana tens que pagar IR e fazer sua aposentadoria.

O PJ por lei não poderia cumprir horário e ser subordinado a alguém, mas o que as empresas fazem é a precarização da CLT.
18/02/2023 12h58
Qualquer coisa é melhor que a CLT. ''Ain mas daí não tem direitos trabalhistas''

É justamente por causa desses ''direitos'' que a gente ganha a metade do salário que deveria, o que significa que se vc ta recebendo mil, o teu patrão ta tendo que pagar mais mil pro estado só pra poder te contratar e por consequência vc acaba ficando só com míseros mil e pouco enquanto era pra ta ganhando pelo menos 2 mil
anônimo
18/02/2023 11h55
Porque o custo de contratar um clt é muito mais alto.

Você pode pensar que é ruim porque terá menos direitos trabalhistas,porem isso aumenta bastante a criação de empregos.
18/02/2023 11h35
É tudo merda
anônimo
18/02/2023 11h43
Não é melhor, a maioria dessas empresas que contratam como MEI pagam o mesmo salário de um CLT, a diferença é que tudo vai sair por sua conta, plano de saúde, odontológico, previdência, gasto com transporte.

E tem empresário que tem a cara de pau de dizer "lá nos EUA é muito comum esse tipo de contrato", e de fato é, mas lá eles não se aproveitam disso para lucrar mais pagando para o MEI a mesma coisa de um CLT, mas sem os encargos trabalhistas.
18/02/2023 11h57
É melhor para eles. Mas gera mais vagas, então de modo geral é algo positivo.
18/02/2023 12h03
Depende, a empresa pode estar querendo mascarar um vínculo empregatício.

Mesmo se você tiver MEI mas for tratada como empregada da empresa a empresa pode ser processada.
18/02/2023 13h02
É pior que clt. Te fazem trabalhar igual ao que um clt trabalha mas tu não tem direito nenhum além de ter que arcar com todos os encargos. Só vai valer se te pagarem o dobro do que pagam pra um clt.

É melhor pra empresa porque não pagam tantos impostos. Mas é bem pior pra ti.
elas respondem
anônima
18/02/2023 11h56
Isto é a maior sacanagem, é para não pagar direitos trabalhistas. Te pagam como autônomo, não pagam decimo terceiro, ferias, INSS voce tem de pagar por conta própria, não tem plano de saude...direito a horas extras, etc...não vale a pena.

Num processo trabalhista, se o funcionário comprovar que foi obrigado a abrir empresa para continuar trabalhando com a empregadora, ele ganha todos os direitos trabalhistas que não foram pagos.
anônima
18/02/2023 12h50
Eu não acho vantajoso
anônima
18/02/2023 12h58
Obs