Segundo o dicionário Aurélio “culpa” significa:

01. Conduta negligente ou imprudente, sem propósito de lesar, mas da qual proveio dano ou ofensa a outrem.
02. Falta voluntária a uma obrigação, ou a um princípio ético.
03. Delito, crime, falta.
(…)
05. Responsabilidade por ação ou por omissão prejudicial, reprovável ou criminosa.

Se a culpa é manipulação do sistema para condicionar a vida humana, então, somos todos vítimas. E todos como vítimas do sistema estaríamos isentos de responsabilidade.

A culpa/responsabilidade é importante para determinar a existência de alguém?

Bléeeer.
Quero paçoquinha.

elas perguntam
4 3
eles respondem
anônimo
19/02/2023 22h29
O sistema atual com certeza vem deixando as pessoas doentes e limitando elas.

Ele age, hora como um freio de burro, hora como um chicote, nas costas do cidadão comum.
20/02/2023 01h27
Acredito que a culpa é um espelho, você percebe que errou baseado no que acredita ser certo e errado e assim corrige a si mesmo, aprende com seu erro, porém a culpa deve ser analisada com a razão pois a emoção pode transformar a culpa em um monstro dentro de si e muita das vezes essa culpa nunca existiu.
anônimo
20/02/2023 01h29
A culpa é o que permite haver sociedade. Sem ela, as pessoas teriam que ser punidas, em vez de se autopunirem, e isso torna as coisa BEM mais difíceis, seria a ruína da sociedade como a concebemos.

Amo paçoquinha!
elas respondem
19/02/2023 22h33
Acho que a culpa é um sentimento que nos faz evoluirmos e aprendermos com nossos erros. Vivemos em sociedade, e em toda sociedade deve existir regras comuns de respeito ao próximo, para que a convivência seja minimamente pacífica, não vejo isso como uma forma de manipulação. Agora, existem outros meios que podem trabalhar o sentimento humano de culpa em prol dos próprios benefícios, normalmente em busca de poder e alienação, como a religião. Somos vítimas do sistema, mas isto não nos isenta da responsabilidade que temos com os nossos semelhantes, já que vivemos em sociedade e, acredito eu, todos nós queremos viver de forma pacífica. Nossa responsabilidade como humanos é respeitar o próximo, para que assim sejamos respeitados. Cada indivíduo deve se utilizar da inteligência emocional para controle dos sentimentos, inclusive da culpa. Direcionar a culpa para bons aprendizados e visar não cometer os mesmos erros, pra mim, continua sendo a melhor opção.
anônima
19/02/2023 22h21
O mal quer ser punido
20/02/2023 01h35
Sim sim sim sim