Por quê?

eles perguntam
5 6
elas respondem
anônima
22/02/2023 12h30
Sim, apesar de o nosso país não ser o melhor está bem longe de ser o pior
anônima
22/02/2023 12h23
Sim. Porque tem biodiversidade, diversidade cultural... eu adoro essa mistura toda
22/02/2023 12h27
Sim, amo ser brasileira e carioca kkkk
anônima
22/02/2023 12h28
Não, nem tenho motivos para tal.
anônima
22/02/2023 12h21
sim, gosto da minha cultura, das belezas do país, antes q alguem diga alguma coisa eu sei q o país é cheio de problemas mas todo país tem e eu amo dms a minha cultura
eles respondem
22/02/2023 12h27
Brasil tinha tudo pra ser um país de primeiro mundo, não tem terremoto, tsunami, furacão...mas infelizmente a política e a própria população estraga o que temos de melhor.
anônimo
22/02/2023 12h29
Apesar dos problemas que o país tem como qualquer outro, eu gosto do povo humilde que é, da cultura da comida e da beleza que esse país tem
22/02/2023 13h00
Sim, pois somos um povo batalhador, um povo que não desiste mesmo em meio de dificuldades, sempre persistindo. O cantor Manoel Gomes é um exemplo.
22/02/2023 14h19
Sim, eu sinto. Pela vasta e riquíssima cultura que temos, e pouco sabemos ou valorizamos. Pelos grandes nomes da história do Brasil - alguns até anônimos - em diversas áreas, que não recebem o seu devido valor. Pela literatura, pela música, pela arte, menosprezadas. Pela história - desconhecida. Pela natureza, desdenhada, insuficientemente conservada, sejam pelos órgãos públicos e empresas e pelas pessoas que a poluem sem pudor. Pela imensidão da diversidade paisagística e climática, preteridas em detrimento de paisagens externas, europeias, estadunidenses, por supostamente terem mais "glamour". Pela culinária! Ah, mas para alguns, aquele alimento "importado" possui muito mais simbolismo do que um pão de queijo; do que um brigadeiro; do que uma feijoada; um acarajé; um mate gelado; do açaí; dos sucos sem fim...

Desconhecemos a grandeza de nossa própria história. Como qualquer outra, possui trechos obscuros, que devem servir de lição para não repetirmos tais erros no futuro. Mas se não temos consciência destas, sempre estaremos fadados ao erro completamente evitável, ao erro grosseiro, ao erro vicioso que assola a nação. Temos um povo criativo, inventivo, sagaz, independentemente do grau de instrução, e que pode ser potencializado caso todos tenham o acesso adequado aos estudos. Conhecimento empírico, talentosas produções intelectuais, acadêmicas, pouco divulgadas, pouco aplicadas, fazendo o povo acreditar que as universidades não possuem função relevante na sociedade.

Sofremos, a maioria, de uma grave patologia chamada "complexo de vira-lata", termo cunhado pelo saudoso Nelson Rodrigues. Nos rebaixamos por não entendermos nossa grandeza e nossa importância perante o mundo, pois isso não é ensinado e passado para as pessoas como se devia. Há muitos pontos a se melhorar; muitas mazelas a se mitigar. Parafraseando Euclides da Cunha, "o brasileiro é, antes de tudo, um forte". Seguimos na esperança de um país melhor, e isso, querendo ou não, parte da gente.