Ambas, mas creio q a personalidade contribui mais para isso
01/03/2023 09h06
Eu acho que é mais personalidade.
elas respondem
anônima
01/03/2023 09h01
Sim, muito de como somos tem a ver com o espaço que tivemos na infância para nos expressar, se havia estímulos ao diálogo etc.
Crianças que são criadas por pais que não estimulam conversas ou ambientes muito estressantes tendem a se fechar.
Porém não é só isso. Conforme o tempo passa, criamos novas conexões além somente do ambiente familiar. Mas a falta de habilidade interpessoal, tem muio a ver com a dinâmica da infância sim.
01/03/2023 09h08
Sou tímida desde pequena, acho que faz mais parte da personalidade.
anônima
01/03/2023 09h09
Personalidade,conheço pessoas que tiveram criação extremamente rigida de ser espancada e são comunicativas e carinhosas.