Muito se discute hoje no Brasil sobre o modelo tributário arcaico e complexo adotado no país e a necessidade urgente de uma reforma. Defendido tanto por setores mais a esquerda quanto pela direita, dos mais intervencionistas aos mais liberais, é um fato que nosso sistema tributário é um dos piores do mundo e precisa de uma repaginada, caso contrário, fica difícil para o país crescer economicamente.

Entretanto, em um ponto os setores da direita e da esquerda discordam, sobre a alíquota incidente sobre esse novo imposto que irá simplificar os demais impostos existentes.

Enquanto uma ala mais liberal defende que temos a oportunidade de reduzir a maquina estatal reduzindo a carga tributária da população, tornando o Brasil mais competitivo no mercado interno e externo, uma outra ala mais a esquerda defende que os impostos devam ser elevados para sustentar a maquina pública existente e até um aumento da mesma, mesmo que signifique talvez sacrificar alguns setores da economia.

Vale lembrar que a carga tributária brasileira é desenhada de forma regressiva, punindo as classes mais baixas. Mesmo uma reforma que simplifique os tributos, ainda assim pagaríamos um dos maiores impostos sobre o consumo do mundo, estimasse algo em torno de 25%. Também vale ressaltar que vários países desenvolvidos ainda pagariam menos do que a gente como Austrália e Japão.

De uma forma geral, você defende que taxemos tudo e a todos a fim de subsidiar algumas dezenas de programas sociais assistencialistas, dos mais grandes aos mais pequenos. Ou você prefere que o estado cumpra seu papel mínimo, e reduza ao máximo a carga tributária sobre a população?

eles perguntam
4 11
elas respondem
05/03/2023 16h20
não pagar nada.
anônima
05/03/2023 16h28
A unica coisa que este governo subsidia são as obras no exterior, onde rola a corrupção e a proprina, não vejo nenhum programa social sendo subsidiado.
05/03/2023 16h19
Ter mais liberdade. Os únicos benefícios desse governo são saúde precária e vaxina venenosa, não tá valendo muito a pena pagar impostos.
anônima
05/03/2023 16h30
Pagar imposto
eles respondem
anônimo
05/03/2023 16h29
Mesmo quando a setor público é limpo (que nunca será o caso do Brasil), ele é ineficiente, por ser público, burocrático, rígido. Defendo reduzir, mas não abruptamente, pois é melhor ir aos poucos avaliando os impactos.
05/03/2023 16h06
Num cenário onde houvessem governantes competentes e nada de corrupção, preferia pagar muitos impostos e ter serviços públicos de qualidade; não é à toa que os países que mais pagam impostos são também alguns dos com melhor qualidade de vida.
05/03/2023 16h57
Pagar o mínimo de imposto e ter toda a liberdade possível

Aqui no BR ficou mais do que comprovado que não funciona pagar quantidades ridiculamente altas de imposto, esse imposto nunca retorna pra gente, nunca é convertido em benefício pra população, só vai pro bolso de político

O estado arrecada mais ou menos uns 2 trilhões e meio de imposto por ano e esse dinheiro todo vai pra onde? Os políticos enfiam no cu (as vzs literalmente)
05/03/2023 16h23
Taxar tudo, principalmente com proporção de renda. Garantindo que o acesso a bens e serviços a quem mais precisa. Pique Dinamarca.

Confio mais no governo para tornar o Brasil competitivo e industrializado que em empresários e empresas estrangeiras que só se preocupam com lucro. Essa lenda da competição é demais pra mim.

Aliás, debate excelente sobre o assunto:

https://www.youtube.com/live/GIUANbYXkjE?feature=share
anônimo
05/03/2023 16h27
No caso do Brasil,pagar menos e ter mais liberdade é o ideal.

Primeiro que temos um estado extremamente corrupto e ineficiente,quanto menos dinheiro nas mãos dele,melhor.Não adianta dizer que na Dinamarca a tributação é maior,porque lá o imposto volta para o cidadão,diferente daqui.

Segundo,porque temos uma população muito mais pobre do que países desenvolvidos.A renda media de um dinamarquês é quase 10x maior que a de um brasileiro.Se você cobra 40% de 60mil,você ainda tem 36 mil,se você cobra 40% de 7,5mil sobra 4,5mil.Um dinamarquês ainda consegue viver tranquilo mesmo com essa tributação,um brasileiro não.

Terceiro,estado de bem estar social só funciona em países com grande liberdade econômica.
anônimo
05/03/2023 16h01
Picanha i cervedjinha
05/03/2023 16h20
Pagar zero imposto.
anônimo
05/03/2023 16h22
Eu queria que o governo indicasse as músicas que eu devo escutar a cada dia pra eu não ter que me desgastar escolhendo

O governo federal indicaria trinta músicas, o estadual vinte músicas e o municipal dez músicas

Se pra isso tivesse que aumentar os impostos por mim tudo bem
05/03/2023 16h46
O estado não é uma empresa, uma loja, um comércio, que você paga por um produto ou serviço. Você paga imposto para não ir parar na cadeia.
Os estatólatras tiveram muito êxito mesmo em incutir, nos dois ou três últimos séculos, na cabeça das pessoas essa suposta vocação comercial do estado.
05/03/2023 16h48
Como vc mesmo disse "carga tributária brasileira é desenhada de forma regressiva, punindo as classes mais baixas". Esse é o grande problema a ser resolvido. O segundo maior problema é, tb como vc mesmo disse, simplificar o sistema tributário. Fica mais fácil pagar imposto se for simples de calcular e pagar.
Não tá em discussão aumentar a carga tributária total, até porque a carga tributária no Brasil é menor do que a de outros países desenvolvidos que oferecem benefícios à população, similares ao que o Estado brasileiro oferece.
O que se discute é aumentar imposto de quem ganha muito e paga pouco. Por exemplo IPVA sobre jatinho, helicóptero e iate, imposto sobre heranças bilionárias, imposto sobre jogos e apostas, operação de trade, etc.
Isso tudo pra poder diminuir os impostos sobre alimentos e bens de consumo e com isso fomentar a indústria.
Dessa forma o governo não passaria a arrecadar mais, porém quem sempre foi privilegiado iria sentir um aumento e quem ganha menos de 10 salários iria perceber uma diminuição do imposto.
anônimo
05/03/2023 18h34
Prefiro chupar a pica do governo kk