Tremendo absurdo.
07/03/2023 00h30
Não tem como
06/03/2023 13h13
Absurdo
06/03/2023 22h28
A única oportunidade que todos temos é de estarmos vivos. De resto, é um absurdo tamanha desigualdade de oportunidades e de realidades.
anônima
06/03/2023 17h34
Claro, um filho de médico tem as mesmas chances de morrer do que um filho de servente de pedreiro
eles respondem
anônimo
06/03/2023 13h15
Tem uma coisa que as pessoas podem não acreditar, mas existe uma coisa chamada SORTE!
Sempre alguns vão ter mais oportunidades do que os outros, isso é um fato.
E o fator que determina isso é SORTE!
06/03/2023 16h47
Não é vdd. É óbvio que o aluno de escola particular sai na frente do aluno de escola pública, o rico tem mais oportunidades e facilidades que o pobre e assim por diante

A igualdade através da meritocracia só é atingida de fato em países de primeiro mundo pq aí a qualidade de ensino e ambiente nas escolas públicas é tão alta que não faz tanta diferença assim estudar nelas ou nas particulares
06/03/2023 16h49
Uma falácia
anônimo
06/03/2023 17h03
Nunca. A vida é injusta.
anônimo
06/03/2023 13h11
Nunca, jamais. O ambiente nos influencia muito.
06/03/2023 13h14
Sim, todos nascemos com as mesmas oportunidades. Viva a meritocracia !
06/03/2023 22h26
Obviamente que não no Brasil, né? rs

Bem, isso envolve diversos fatores, tirando o fato de você ser um gênio, se você for pobre, de família humilde, terá menos chance de ascensão social do que o filho do prefeito, é claro.

Mas é possível sim criar um ambiente que pessoas pobres, ricas, poderosas ou não tenham oportunidades similares, isso começa por valorizar a educação acessível. Com a educação básica adequada, é possível que a pessoa desenvolva capacidade mental suficiente e tenha as ferramentas para ascender na vida.

Claro que isso passa por outros fatores econômicos. O que não falta em CUBA é médico formado ganhando menos do que ganha um garçom nos EUA. Ou seja, teve o estudo adequado, mas não o ambiente econômico propício. Tecnicamente, o médico cubano "cresceu financeiramente", mas a situação socioeconômica do seu país o mantém na pobreza, mesmo com as ferramentas. Mas o líder cubano tem vida de luxo e regalias, diferente da classe média cubana praticamente inexistente.
anônimo
06/03/2023 22h29
Não. O Seu Geraldo da mercearia não tem as mesmas oportunidades do Abílio Diniz, e o Abílio não tem as mesmas oportunidades que o Jeff Bezos tem...
06/03/2023 22h31
Não. Esse gráfico que o BIll Gates postou uma vez explica de forma clara:

https://uploaddeimagens.com.br/imagens/3zvl-Eo
07/03/2023 00h27
Tem, por exemplo se a gente para pensar até pessoas em uma situação de exterma pobreza podem mudar de vida através dos seus esforços.
anônimo
06/03/2023 16h49
fato