Minha tia que já é merecidamente aposentada, trabalhou a vida inteira como empregada doméstica, com essa profissão conseguiu dar uma vida melhor para as minhas primas e formá-las. Mas ela conta histórias pelas quais ela passou que me dão vontade de chorar, e difíceis de acreditar que foram reais (e infelizmente foram).

No final dos anos 90 ao início dos anos 2000 ela trabalhou em uma casa de um casal com muito dinheiro que tinha 3 filhos, na época em que empregada doméstica morando no serviço ainda era realidade pra classe média e alta brasileira. E esse casal, pra ter pessoas trabalhando em dois turnos, tinham 2 empregadas. Só que o quarto de empregada era um só, aqueles minúsculos de menos de 4metros quadrados. E então nesse cubículo tinha um beliche para as duas poderem compartilhar lá, e o banheiro que o chuveiro era em cima do vaso (na dependência de empregadas, e o resto da casa enorme).

E pra piorar, como ainda ocorre com algumas empregadas, primeiro a família inteira almoçava, e depois que saiam da mesa, que as empregadas podiam almoçar. Só que antes disso, a família tinha um cachorro que comia da comida caseira, e a patroa pegava a vasilha de ração e uma balança e pesava a comida para o cachorro comer sempre a quantidade que o veterinário mandava. E só depois de tirarem a porção do cachorro, que era sempre a mesma, independente da quantidade de comida que restaria depois, e só depois disso as empregadas comiam (ela diz que não faltava pois havia fartura, mas não deixa de ser humilhante)

E pra finalizar as atitudes desses patrões abusivos, no final de cada semana a patroa pedia em tom de “brincadeira” para o marido e os filhos darem uma nota para os serviços de cada empregada, e no final do mês a que tivesse a média maior das notas ganhava um bônus (mixaria) a mais no salário, criando competitividade entre as duas.

Desculpem pelo textão, mas eu precisava desabafar a raiva que sinto desse absurdo pelos quais a minha tia passou para conseguir sobreviver.

elas perguntam
7 1
eles respondem
anônimo
06/03/2023 21h01
Já visitei algumas casas de luxo com o tal "quarto de empregada", geralmente em apartamentos fica ao lado da cozinha, em casas ficam em algum cômodo afastado da casa principal. Enquanto sempre tem muito luxo no ambiente principal, o quarto das empregadas geralmente é isso que você comentou, um cubículo simples, uma cama, uma tv de tubo, algum armário velho, é como se o proprietário/a quisesse demarcar algo.

Na maioria das vezes são senhoras de idade, que sabe-se lá por quanto tempo trabalharam para essas famílias.

E essa gente se diz evoluída, capitalistas, liberais economicamente, viajam o ano todo para o exterior, pagam salário de miséria para essas mulheres e ainda acham que fazem um grande favor.
anônimo
06/03/2023 21h03
caralho irmão... que merda. já ouvi sobre patroas fazerem muita merda tipo humilhar as empregadas pra fazer certas limpezas absurdas, e mães também, praticamente escravizar as próprias filhas pra limparem a casa, conheci uma que era uma total escrava da mãe, em um nivel bizarro, deu estar na casa dela e a mãe surtar sobre limpeza por conta da época da covid. agora essa do cachorro foi de fuder, é tipo cuspir na dignidade humana. Sempre considerei meu cachorro mais do que qualquer outra pessoa, mas humilhar assim é foda, um colega meu trampa em uma empresa de montagem de moveis e eletrodomésticos, essa empresa é frequentada por rico, e são bizarras as historias que ele tem
anônimo
06/03/2023 20h56
Mucho texto. Vale a pena ler?
anônimo
06/03/2023 20h56
Não pensam no próximo.
anônimo
06/03/2023 20h57
muito texto
anônimo
06/03/2023 21h02
Não vou ler mas imagino...
06/03/2023 21h13
A tua tia deu é sorte, ou, não lhe contou tudo.
elas respondem
06/03/2023 21h05
Não sei qual é a da surpresa, o ser humano sempre foi assim.