8.28K  25/05/2019 16h06

Consegui meu primeiro emprego tem pouco mais de um mês, trabalho contratado pela prefeitura da minha cidade e estou ganhando 1200, pra mim esse salário está sendo um sonho. Sou de família humilde e estava querendo muito ter uma renda para poder colocar em prática alguns sonhos como tirar carteira de motorista e comprar uma moto, pois bem, eu sabia que as coisas estavam apertadas aqui em casa e quando recebi dei 1000 R $ pra minha mãe organizar algumas dívidas com o cartão e foi um alívio, meus pais acabaram metendo os pés pelas mãos com uma reforma, e agora que eu pensei em entrar numa auto escola minha mãe quer que eu dê metade do meu salário pra dentro de casa, eu falei pra ela que daria 200 pra ajudar na conta de luz e ela disse que é muito pouco, quer metade :/ estou muito triste. Eu paguei a dívida, e antes de conseguir trabalho todo dinheiro que eu pegava fazendo bicos eu dava em casa, eu já ajudei demais, o dinheiro que meu pai ganha é suficiente para vivermos.

eles perguntam
10 12
elas respondem
anônima
13/05/2017 20h01
Metade eu tmb acho demais,conversa com ela e entrem em acordo.
13/05/2017 20h07
Negocia... fala que vai dar 450 ela vai aceitar
13/05/2017 20h18
Tbm n acho justo vc dar 50% do seu salário n, sendo q seu paí consegue manter a casa. Vc ajudar ta certo uai vc vive la, mais 50% para ne. Conversa com fala pra ela uai vc tem seus sonhos. Eu lembro qdo eu começei a trabalhar eu ajudei em casa eu pegava o gás e a metade da Internet. E era bom me achava importante por conseguir pagar essas contas. Mais tipo era eu q qria eu n era obrigada.já q seu paí consegui se virar bem. Sua mãe continua se virando como smp se virou sem o sua ajuda e a sua ajuda e so adicional. .
13/05/2017 19h59
Você vive sob o teto dela, come a comida dela, usa a energia elétrica dela, a água dela, a internet dela, a televisão dela...

O que custa colaborar um pouco mais?

"Eu já ajudei demais". Você não está ajudando, está colaborando. Ajudar seria se desse o dinheiro para que gastassem em uma casa onde você não vive. Colaborar é fazer a sua parte como morador da casa, afinal você também desfruta das coisas da casa.
13/05/2017 20h18
Mae bem sem noção
anônima
13/05/2017 20h49
Sai de casa.
13/05/2017 20h24
Divide as contas com ela. Pague água, luz e compra coisas básicas tipo feijão e arroz.
anônima
14/05/2017 03h37
Uma verdadeira sugadora essa sua mãe
13/05/2017 21h01
Sacanagem ! Tá parecendo a minha mãe me explorando kkkk
Oferece uns 300 reais e paga água e luz.
Senão, melhor dividir um aluguel com alguém.
anônima
14/05/2017 11h29
Negocia
eles respondem
anônimo
14/05/2017 17h21
Cara é uma situação complicada...
1200 menos os descontos da folha de pagamento deve dar uns 900~1000 reais limpo.

Se planejar bem, tu consegue tirar carta e financiar a moto (um de cada vez, claro).. só que o ruim é que vai sobrar quase nada, tipo uns 100 reais..
Tenta explicar isso pra ela.. em vez de dar 50%, ofereça 30% ... tente negociar.
14/05/2017 06h18
Cara, infelizmente você ainda terá que respeitar certas exigências dos seus pais por morar com eles. Porém, há algumas formas de contornar isso: a primeira é o diálogo, tentar chegar em um acordo em que as duas partes saiam felizes, caso não conseguir resolver desta forma você pode tentar uma abordagem mais ambiciosa que seria uma mudança de CEP, você claramente terá mais liberdade mas a qual CUSTO?
Cabe a você decidir qual das duas propostas será mais interessante.
anônimo
13/05/2017 20h00
Primeiro, fico feliz por ter conseguido um trabalho, ainda mais por ser de família humilde :).

Segundo, não acho correto você abrir mão dos seus sonhos em prol de seus pais. Acho certo que você ajude em casa e tal, principalmente agora que você tem um trabalho. Se propôr a ajudar com algumas compras de casa e pagar 1 ou 2 contas será de bom tamanho, e acho que você deveria sentar, conversar isso com eles. Eles têm que entender que você tá começando a vida agora e que cortar suas asas não vai ser muito legal

Terceiro. Algumas coisas urgentes podem ser parceladas, mas não deixe prestações se acumularem.
13/05/2017 20h36
Parabéns pelo primeiro emprego, quanto a sua mãe fale para ela dos seus sonhos e o que você planeja.

A melhor saída é conversar, coloque o seu pai para opinar sobre o assunto, talvez ele tenha um opinião diferente dela, mais razoável!
14/05/2017 04h48
Dá logo essa grana pra ela, mês que vem tu recebe novamente.

Vais tirar carteira, comprar um veiculo e arrumar uma namorada pra dar dinheiro pra ela.
Melhor dar dinheiro pra mãe que pra uma namorada.
anônimo
13/05/2017 20h10
Converse com os seus pais sobre isso, tente mostrar suas metas e planos e peça para eles entrarem num acordo com você, aqui em casa sou eu que pago a conta de água/luz eles já se dão por satisfeitos. Minha irmã paga a Internet e ela tem um tikt que minha mãe usa para complementar na feira... Com diálogo sempre conseguimos entrar num acordo...
14/05/2017 00h46
Sinceramente? Sua mãe é folgada isso sim.kkkk desculpa cara mas vc ganha mal, com esse salario e sua mãe fazendo isso ai seu sonho de ter moto e habilitação vai ser só sonho mesmo.
14/05/2017 01h22
O dinheiro é seu, você faz com ele o que quiser. Não se sinta obrigado a pagar sua mãe, até porque ninguem cria filho pensando em como pegar o dinheiro do primeiro emprego dele.
Mas que seria moralmente certo você ajudar sua mãe com esse dinheiro, seria, até porque, frauda, berço e leite ninho são coisas caras.
anônimo
14/05/2017 04h36
Primeira mae q eu vejo pensando assim .. vc ajudar em casa tudo bem, é praticamente uma obrigação sua .. agr metade do salario ... Da qui a uns dias ela vai querer q vc de pague aluguel​ e faça suas compras pra morar com ela
anônimo
14/05/2017 00h54
Apesar de ser o teto dela acho errado, converse com ela sobre seus planos, pagar a luz e ajudar um pouco com as compras é o suficiente, e muito cuidado com moto já perdi um amigo (19 anos) por causa disso, e nem foi culpa dele o ônibus avançou o sinal =/
14/05/2017 11h19
tb quero
25/05/2019 16h06
quanto bondadismo em. Daria 100 e olhe lá. Ja que a galera ai cresceu o olho assim.