eles respondem
Complementar, acredite ou não tem MT senhores e senhoras que nem usam celular.
Eliminar o dinheiro físico é um caminho sem volta. Eu só uso cartão de débito e PIX. Ando com uma reserva na carteira caso fure um pneu na beira da estrada e o borracheiro for um matuto, sem internet e celular.
Desnecessário e soa um pouco autoritário, mais uma forma do estado controlar a vida privada das pessoas. Sobretudo se, depois disso, eles obrigarem a população utilizar isso.
Não entendo isso. Todo o mundo já usa pix, então já estamos usando real digital, não é?
Tenho certeza que nesse modelo estará inclusa alguma taxação para grandes volumes de dinheiro, como já existe... O controle é maior dessa forma.
Evita a lavagem de dinheiro, que basicamente passa pelas colocação, ocultação e integração de dinheiro.
I
Só vai oficializar, na prática o pix e cartão(débito e crédito) já são a maior parte das transações.
A única diferença é que pra eu ter 100 reais na conta, o Banco Central precisou em algum momento imprimir esses 100. Estão por aí. A moeda digital permite o BC emitir virtualmente esse valor.
E ao contrário do bitcoin que só serve pra especular e enganar otário, seria regulada pelo banco central. Fora que é mais dificil roubar, com a tecnologia do blockchain fica rastreável ou inutilizavel o dinheiro que for roubado. Imagina esses vagabundos que explodem caixa eletrônico, é como se o governo tivesse um rastreador em cada uma das notas.
Acho que o futuro é esse. China, India e EUA estão estudando suas moedas digitais também. Da mesma forma que deixamos o ouro, o papel-cheque para trás, as notas vão perder mais espaço para o digital.
Controle estatal da vida financeira das pessoas. Pra quando você se comportar mal, o deus estado bloquear suas contas num piscar de olhos.
Sistema de rastreamento completo de controle do cidadão, além de não dar margem a sonegação