Se eu colocar uma armadinha na porta da minha casa, de modo que quando alguém entrar uma arma dispara tiros para o rumo da entrada. E por algum acaso entrar um policial na minha casa com um mandato, e a arma disparar( Eu não estava na casa) e o policial morrer eu sou criminoso ?

OBS: É uma pergunta hipotética! Nenhum policial ferido na pergunta!
Viva a Polícia brasileira

eles perguntam
5 6
elas respondem
anônima
08/03/2023 20h13
Supunhetamos que sim, mas tecnicamente não é crime atirar em quem invade sua casa
anônima
08/03/2023 20h21
O nome disso é ofendículos, você tem que ter muito cuidado ao ter isso na sua casa. Pois pode configurar legítima defesa ou crime.

No caso hipotético aí, se o policial entra na sua casa sem ordem legal então ele está cometendo o crime de invasão de domicílio, logo, você poderia usar os meios disponíveis e necessários para de forma proporcional afastar a injusta agressão (crime que o policial está cometendo). Então sim, nesse caso daria para sustentar a tese da legítima defesa.

Mas em outras hipóteses, se o policial por exemplo entra licitamente na sua casa e esse negócio mata ele, aí já era, seria muito difícil absolver você.
08/03/2023 20h21
Mas por que esse bicho quer fazer isso? Não tem sentido.
anônima
08/03/2023 21h50
Sim.
10/03/2023 14h10
Seria sim, mas agora me perguntei e se você colocasse a arma na direção da perna da pessoa, e ela não morresse, seria um crime ainda? Mesmo sendo o policial com mandado
eles respondem
08/03/2023 20h14
Sim, é doloso ainda.
08/03/2023 20h15
Acho que sim,seria um crime sem intenção de matar
08/03/2023 20h16
Sim. Teve um cara que fez isso inclusive e a armadilha matou um bandido que tentou invadir a casa dele. Ele foi processado. Se eu animar eu procuro o link da notícia e colo no comentário depois.
08/03/2023 20h17
Mas é claro, qualquer pessoa que você ferir já é um crime, matar piorou, fazer armadilha é outro crime (independente se a casa esteja habitada ou abandonada).
anônimo
08/03/2023 21h16
seria julgado sim, se a pessoa morrer homicidio, o juiz decidiria se culposo ou doloso, creio eu