Em termos totais ou proporcionais? Em termos totais com certeza fica entre SP, MG e RJ com suas mega populações, agora, em termos proporcionais é difícil mensurar. Qual seria a métrica utilizada para definir o que seria essa "inteligência"? Definir a inteligência de alguém baseado em passar em provas não é algo muito certeiro, uma vez que isso pode significar apenas que a pessoa seja bem informada, estudiosa, mas não que possua um QI elevado.
É muito complicado comparar inteligências porque é algo complexo, envolve inúmeros fatores e tipos diferentes de inteligência.
No seu exemplo, utilizando o analfabetismo como métrica, deve ser o nordeste em razão da sua forte desigualdade social naquela região, desemprego elevado e baixo investimento em infraestrutura. Um alto nível de desemprego e desigualdade social elevada faz com que muitos sejam forçados a trabalhar cedo, deixando os estudos para segundo plano, o que corrobora para o agravamento e perpetuação da pobreza. Não adianta investir em educação, se o brasileiro não tiver tempo e condições para estudar.