O Pálido Ponto Azul é uma fotografia da Terra tirada pela sonda Voyager 1, de uma distância de 6 bilhões de km do nosso planeta. Um pontinho minúsculo, aparentemente insignificante diante desse colossal universo. É uma imagem que impressiona a qualquer um, e a partir dela o gênio Carl Sagan fez uma reflexão, que pra mim, é uma verdadeira injeção de resiliência e humildade. Todas essas questões sobre aparência, orgulho, competição entre as pessoas, parecem tão bobas diante dessa imagem e dessa reflexão. Carl Sagan era simplesmente incrível. Recomendo a todos essa reflexão:

elas perguntam
13 7
eles respondem
12/03/2023 09h49
Já sim. Bem legal e inspirador. A série Cosmos dele fez uma geração inteira amar Ciência.
12/03/2023 09h59
É impressionante ele era um ser de muita luz
12/03/2023 10h16
Bela reflexão. Não conhecia
12/03/2023 10h35
Muito bom!
20/03/2023 22h49
Cada qual no seu plano. Não sou o universo, sou humano, não cabe comparar-me a ele. Posto tal condição- humana-, nada que vier desta me é ignóbil.

Tentar abarcar com a mente limitada o incognoscível é que não condiz tal condição. Enquanto humano serei humano, demasiadamente humano, para todo sempre. Este é o papel que a "natureza" espera de nós.
20/03/2023 18h22
No livro Bilhões e Bilhões ele faz uma reflexão parecida. Eu lembro que eu estava lendo no intervalo do almoço no trabalho, cara, isso foi libertador.
anônimo
12/03/2023 11h33
Vivo citando Carl Sagan aqui. Ele contribuiu muito para a ciência e para o nosso mundo.
anônimo
12/03/2023 11h01
Eu já li este livro e você definiu bem. Uma coisa que melhorou em mim, quero crer que isso seja uma boa sacada, é que bens materiais já não me fazem tanto sentido quanto faziam antes da leitura. Hoje em dia, se tiver, ótimo; se não tiver eu não tô nem aí.

Há uma passagem, dentre inúmeras, que me chamou muito a atenção

Era mais ou menos assim, fiz questão de buscar porque foi vc quem fez a pergunta. Tá escondida a passagem em algum canto do meu cérebro
" A terra é um palco muito pequeno diante da arena cósmica, todos o sangue derramado, reis, amores, gente de quem a gente ouviu falar, religiões, doutrinas...tudo concentrado nesse pequeno ponto"

Obviamente que não está escrito assim, mas a ideia é essa mesma.
12/03/2023 10h08
Sim, eu que tirei a foto, inclusive.
13/03/2023 08h52
Nunca tinha ouvido falar.
anônimo
17/03/2023 03h25
Já assisti bastante ele.
anônimo
17/03/2023 03h31
Eu vi a série Cosmos toda dele, é bem legal, mas isso não muda a nossa forma de funcionar... Mas que somos insignificantes no universo conhecido somos mesmo...
anônimo
12/03/2023 09h52
Orion é mais interessante
elas respondem
anônima
12/03/2023 09h57
Interessante!
12/03/2023 10h22
Incrível.
13/03/2023 08h51
Ôpa, claro. Gosto muito do Carl Sagan e a série Cosmos, citada pelo nosso nobre colega Layne. :)
12/03/2023 11h02
Já! Tem o livro! Recomendo! Muito lindo! Adorei o post!
anônima
12/03/2023 11h36
Tudo mentira.
anônima
12/03/2023 11h35
nossa... que chato
20/03/2023 22h36
Sim, entender sobre o universo é assustador e fascinante, não tem como não pensar e refletir sobre como nos importamos com coisas triviais.