Se eu pedir justiça, estarei fazendo uma maldade?

Vejam bem, a justiça é algo correto, é um equílibrio, porém se essa justiça prejudicar alguém, derrubar esse ser, seria uma espécie de maldade ou seria necessário?

Para quem entendeu o que eu quero dizer e em qual local estou querendo chegar, amém! Para que não entendeu, melhor ainda!

Eu, um ser inferior comparada com as forças maiores, estaria sendo cruel ao pedir justiça ou estaria sendo correta e justa?

elas perguntam
9 2
eles respondem
anônimo
16/03/2023 14h55
Não. Justiça é uma consequência.
anônimo
16/03/2023 14h57
Não é maldade, você vai estar reagindo a outra pessoa que também te fez mal.

O contrário disso, seria não fazer nada, ai seria uma INjustiça.
anônimo
16/03/2023 14h57
Justiça não tem moral. Estou com sono pós almoço, não vou desenvolver.
16/03/2023 15h05
Se a justiça derruba alguém, seria uma justiça cármica que você está dizendo, não é? Carma é basicamente justiça, não é bom, não é mau. É neutro e com o objetivo de ajudar a gente a evoluir.

Pedir a Xangô por exemplo para que a justiça seja feita não é maldade, mas aí ele que julgaria na visão superior dele, que pode ser diferente do que achamos que seria o nosso justo. Mas acho que deu pra entender.
anônimo
16/03/2023 23h45
Penso que o ideal é pedir que a Justiça seja feita aos olhos desses que têm a visão mais ampla. Se a Justiça for feita de acordo com a limitação da nossa perspectiva, é possível sim que se ocorra uma injustiça.
Eu gosto dessa frase: "o que é branco aos olhos dos homens, é preto para os Deuses"
16/03/2023 15h01
Justiça é "correta", mas não necessariamente boa.
É tudo uma perspectiva.
16/03/2023 15h08
Eu acho que a gente tem que retribuir o que as pessoas nos dão. Se a pessoa me dá bosta tem que receber bosta de volta e não tem conversa.
16/03/2023 17h01
A justiça se baseia na lei da semeadura: o que se planta se colhe.
E essa lei está em vigor desde que o mundo é mundo, ela está funcionando sem a nossa intervenção.
Uma pessoa que fez uma escolha errada, certamente colherá frutos amargos e também é possível que o tempo da colheita dos frutos dessa escolha seja estendido para quem estiver por perto, mesmo que os tais não tenham feito essa escolha. Por isso que devemos pensar bem antes de tomar uma decisão, porque ela pode afetar não somente a nossa vida mas a de outros, até mesmo num futuro distante.
Quando tomamos uma causa de uma falta alheia para fazer justiça própria, a nossa maneira, corremos o risco de cometer maldade, porque o nosso senso de justiça é falho, imperfeito. Então dessa forma a "justiça" (que sendo a nossa própria, não sendo a de Deus, não é uma justiça genuína ou perfeita) pode se tornar maldade.
16/03/2023 21h24
Acho que eu não entendi muito bem,kkkk,mas me fez pensar na justiça urbana,que não é nada justa e sim muito maldosa e cruel,quase tanto quanto quem cometeu o crime
elas respondem
16/03/2023 15h06
Estará fazendo o certo, faça a justiça acontecer.
16/03/2023 17h01
Não, a justiça pode parecer cruel mas ela não é. A justiça não é relativa, é objetiva.

Se você ver um homem sofrendo depois de velho você pode ficar com pena, mas depois de ouvir a história toda e descobrir que ele fez várias maldades com pessoas o sentimento de pena vai mudar e você vai achar justo ele tá sofrendo agora.