Quais vcs acreditam q são os problemas do comunismo? Vou tentar responder a maioria

eles perguntam
3 10
elas respondem
anônima
18/03/2023 21h22
Vantagem - não tem
Desvantagem - fomenta a alta descartabilidade de produtos; fomenta que as empresas pensem em produtos que terão prazo de durabilidade ou funcionamento (obsolescência programada de produtos); faz com que o consumo vire auto-expressão, surgindo nichos muito específico ligados à experiências ou valores de vida; gera impactos em todas as etapas do consumo (extração da matéria-prima, produção, distribuição, consumo, descarte); gera impectos no ambiente e na saúde física e mental das pessoas durante todas as etapas do consumo; alimenta indústrias de falsificação de produtos para atender circuitos de consumo mais baixos que nao tem acesso à produtos de marca e de grife
18/03/2023 21h11
Desvantagens em tudo.
anônima
18/03/2023 22h11
Não tem nenhuma vantagem, lamento.
eles respondem
anônimo
18/03/2023 21h12
As vantagens do comunismo é a falta de pressão do materialismo.
18/03/2023 21h21
Vantagem: fim da exploração, alienação, expropriação do homem pelo homem e em último estágio o fim do Estado.

Desvantagem: nenhuma, tudo o que um prisioneiro tem a perder são seus grilhões.
anônimo
18/03/2023 21h12
não ter que trabalhar é a vantagem
18/03/2023 21h16
vantagem: o estado na teoria vai te dar tudo que é necessário pra sobrevivência, porém tu vai ter q trabalhar naquilo que o estado escolher. E tbm não vai existir desemprego teoricamente

desvantagem: tu não vai ter liberdade individual e econômica nenhuma, e não vai ter perspectiva de crescimento, a pobreza será eterna enquanto os políticos serão ricos e vai existir uma elite
18/03/2023 21h16
Comunismo nunca existiu, você se refere ao socialismo ? A vantagem é a ideia de dividir mas estão pensando da maneira errada
18/03/2023 21h20
Vantagem: esse sistema de governo é muito útil em grupos pequenos como aldeias indígenas
Desvantagem: comunismo sempre termina em ditadura.
anônimo
18/03/2023 21h22
Desvantagem: simplesmente não existe uma métrica para saber a escassez e a demanda de determinado produto/serviço.

Vantagem: jovens idiotas (geralmente desprendidos do cristianismo e desesperados por um sentido na vida) podem utopizar um mundo maravilhoso no qual há a ausência da burguesia e a partilha dos bens.
18/03/2023 21h25
A vantagem é que a igualdade é realmente atingida quando a população toda começa a passar fome e a desvantagem é que ta todo mundo passando fome
18/03/2023 22h10
Tanto o comunismo quanto o anarcocapitalismo são utopias que não seriam viáveis de vários modos. Socialmente, economicamente e politicamente.

Em um mundo perfeito, as pessoas seriam boas, se preocupariam umas com as outras, e privilegiariam as necessidades básicas das outras pessoas em detrimento dela mesma. Seriamos recompensados com base na nossa bondade, e no mais, pela nossa criatividade positiva. Mas convenhamos, a maior parte dos comunistas se preocupa mais consigo mesmo do que com as necessidades dos outros, não vejo comunistas doando o que ganha aos pobres, ou indo ajudar os mendigos de rua, pelo contrário, desfazem dos outros, e é capaz de passar de nariz empinado perto das pessoas mais pobres ou de pouco conhecimento.

No mundo atual, não tem como algo desse vingar, independente do modelo econômico, todas as pessoas querem o melhor para si, em busca disso, ninguém quer privilegiar o vizinho, isso é um fato. A ganância humana é mais forte e é por isso que deve existir um equilíbrio entre estado e indivíduos, entre público e privado, entre o coletivo e o individual... é esse "equilíbrio" que mantem as coisas fluindo da forma "menos pior possível".

Em tese, os países mais produtivos e consumistas são os mais ricos, vide EUA e China. Dizer que o comunismo é a salvação contra esse tal "consumismo" e que isso irá ajudar o povo é uma falácia de país fadado ao fracasso que não será uma potência, discurso típico da america latina. Uma econômica precisa ser produtiva, precisa consumir para gerar empregos, renda, e colocar alimento na mesa. Se o mercado não girar, não tem inovações, produção, emprego, nada, o povo morre à mingua de fome e pobreza.

Temos que incentivar o país a ser um produtor, exportador e consumidor, e não o oposto, o oposto disso é a África.
anônimo
19/03/2023 00h37
Marxista-leninista, João?