Vantagem: fim da exploração, alienação, expropriação do homem pelo homem e em último estágio o fim do Estado.
Desvantagem: nenhuma, tudo o que um prisioneiro tem a perder são seus grilhões.
vantagem: o estado na teoria vai te dar tudo que é necessário pra sobrevivência, porém tu vai ter q trabalhar naquilo que o estado escolher. E tbm não vai existir desemprego teoricamente
desvantagem: tu não vai ter liberdade individual e econômica nenhuma, e não vai ter perspectiva de crescimento, a pobreza será eterna enquanto os políticos serão ricos e vai existir uma elite
Tanto o comunismo quanto o anarcocapitalismo são utopias que não seriam viáveis de vários modos. Socialmente, economicamente e politicamente.
Em um mundo perfeito, as pessoas seriam boas, se preocupariam umas com as outras, e privilegiariam as necessidades básicas das outras pessoas em detrimento dela mesma. Seriamos recompensados com base na nossa bondade, e no mais, pela nossa criatividade positiva. Mas convenhamos, a maior parte dos comunistas se preocupa mais consigo mesmo do que com as necessidades dos outros, não vejo comunistas doando o que ganha aos pobres, ou indo ajudar os mendigos de rua, pelo contrário, desfazem dos outros, e é capaz de passar de nariz empinado perto das pessoas mais pobres ou de pouco conhecimento.
No mundo atual, não tem como algo desse vingar, independente do modelo econômico, todas as pessoas querem o melhor para si, em busca disso, ninguém quer privilegiar o vizinho, isso é um fato. A ganância humana é mais forte e é por isso que deve existir um equilíbrio entre estado e indivíduos, entre público e privado, entre o coletivo e o individual... é esse "equilíbrio" que mantem as coisas fluindo da forma "menos pior possível".
Em tese, os países mais produtivos e consumistas são os mais ricos, vide EUA e China. Dizer que o comunismo é a salvação contra esse tal "consumismo" e que isso irá ajudar o povo é uma falácia de país fadado ao fracasso que não será uma potência, discurso típico da america latina. Uma econômica precisa ser produtiva, precisa consumir para gerar empregos, renda, e colocar alimento na mesa. Se o mercado não girar, não tem inovações, produção, emprego, nada, o povo morre à mingua de fome e pobreza.
Temos que incentivar o país a ser um produtor, exportador e consumidor, e não o oposto, o oposto disso é a África.