Seguinte, ele te ama, muito. Só que ele é bobo ainda, em questão à vida, não tem a malandragem, e ainda não sofreu o suficiente para adquirir tal maturidade(Que é não ficar pensando em ter filhos com alguém que não dá trela, por ex.)
Sabe qual o problema? Ele não vai sair do seu pé. Problema pior ainda, é que como você não quer ficar com ele, e terá que ser possivelmente má educada.
Não dá pra ser amiga dele, esquece. Ele ficou ao seu lado no momento difícil? É, então, se com uma puta ação dessas, que é digna de no minimo um cuzinho, e você ainda não o quer para ter ao seu lado. Então não tenha nada, ou apenas vai o magoar mais, e você como menina decente, não fará isso com ele, não de forma estúpida pelo menos.
Chega e fala pra ele:
"Olha fulano, eu amei passar momentos contigo. Sou eternamente grata por ficar ao meu lado quando tanto precisei de alguém. Agradeço pela companhia, mas vou ser sincera: Eu não tenho vontade de namorar, ficar contigo. Quando ficamos, deu problema e já estou saturada de tanto problema desnecessário. Sinto muito não poder corresponder suas expectativas, mas precisamos parar de nos falar."
Nem dê direito à resposta, fale que nada que ele possivelmente fizer fará voltar, fale coisas ruins do relacionamento para mostrar que não é toda aquela maravilha como ele vê. (Pois ele vê só os momentos bons que ocorreu)
Enfim, boa sorte.
O jeito certo de ajudar é machucando mesmo. Parece que vc perdeu o gosto por ele devido a essa neura dele que não vai mudar da noite pro dia, mas é preciso choque de realidade pro cara acordar pra vida.
Talvez vc até o veja novamente como um homem pra caminhar junto de ti. Mas faça o que qualquer mulher inteligente faria, diga a ele que precisa trabalhar essa insegurança nele, não nos outros. Que ele precisa amadurecer e confiar nas pessoas ou senão a vida dele será sempre assim, só na imaginação de como serão as coisas e não sairá das ideias.
Pode ofender, tocar no orgulho dele, pôr o dedo na ferida mesmo. Assim ele vai refletir e se realmente quiser algo, vai esforçar pra mudar.