Primeiro larga de ser burro e estuda o que é cada um. Comunismo é o fim do Estado, da diferença de classes e da propriedade privada dos meios de produção. Socialismo é o estado de transição para o comunismo. Ex: China é um país socialista. Ainda há Estado? Sim. Ainda há propriedade privada? Sim, porém é o Partido Comunista que faz as reformas econômicas e políticas.

Enfim, meu sonho é Brasil assim. Depois partir para tornar a América do Sul um bloco econômico unificado. Ao invés do privatiza-estatiza-privatiza de novo. Um presidente eleito que fica refém do Banco Central e de presidencialismo de coalisão, para garantir votos na Câmara e Senado tendo que dar cargo de ministro pra oposição (Turismo e Comunicação para 2 filiados do União, partido do Marreco). Como ter planejamento estratégico, como pensar no médio e longo prazo se todo o esforço é para conquistas mínimas de curto prazo para garantir reeleição?
23/03/2023 14h14
O Brasil é o pior dos mundos: é um Pais capitalista mas sem o desenvolvimento dos países capitalistas, porém com uma filosofia socialista aplicada por comunistas no governo.
23/03/2023 18h41
Me explica o que é comunismo e socialismo
anônimo
23/03/2023 18h40
Pro Brasil de tornar comunista, o mundo inteiro teria de se tornar socialista primeiro. Até pq o comunismo envolve o fim do estado. Um estágio adiante ao socialismo, nunca alcançado.

Sobre o Brasil socialista, eu apoiaria um regime mais parecido com o socialismo chinês (caso queira conhecer mais, recomendo assistir vídeos do Elias Jabbour e do Felipe Durante, esse último mora na China, então ele sabe como é a vida lá dentro). Claro que não seria totalmente parecido, até pq não existe O SOCIALISMO, mas sim OS SOCIALISMOS. Cada país implantou de maneira diferente, uns prosperaram e outros não.
23/03/2023 21h29
Meio socialista o Brasil já é kkk. Hoje em dia, até a China aprendeu que ser sossa não cola muito bem e partiu para um capitalismo mais agressivo. Hoje em dia, você ter uma empresa na China é lucratividade na certa, não a toa que muitos empresários norte-americanos abrem suas fábricas na China para aproveitar suas milhares de isenções fiscais, leis trabalhistas semiescravistas, e etc...

É óbvio que o capitalismo Chinês é meio tóxico, mas é o que gera melhor competitividade no mercado internacional. Afinal, todo mundo quer lucrar, do rico até ao pobre, lucro é tudo para todos.

O comunismo é algo mais radical, meio anarco. Mas eu acho que é impraticável, como o anarcocapitalismo.

De qualquer forma, o Brasil se beneficiaria e muito se abrisse seu mercado, e conseguisse se tornar mais competitivo. Mas enquanto o Brasil perde tempo com discursos miseráveis, e ranço subdesenvolvimentista, países espertos fizeram liberalizações em seu país e investimentos em infra e estão enriquecendo.

Países como Cingapura, China, e etc.. nos mostram que, se fechar para o mundo é a pior besteira, o certo é partir para luta, desenvolver um país exige investimento certo, tomar medidas concretas para fortalecer as empresas nacionais, criar mecanismos que gerem competividade, e oferte segurança jurídica aos investidores estrangeiros. É isso, e mais nada.

O Brasil não é um país desenvolvido porque não "quer", porque ficamos presos a esses discursinhos infantis ultrapassados. Enquanto a américa latina chora porque é "explorada" pelos EUA, a China fabrica os copos que os norte americanos tomam a sua cerveja kkk
23/03/2023 14h20
Comunismo nunca vai ser implementado, então o pior é socialismo que é ditadura
23/03/2023 18h37
O Brasil de 64. Se tivemos nele lá teriam enfiado um rato no seu cu
anônimo
23/03/2023 18h42
comunista