É o contrário, os limites da sabedoria são aqueles q vc impõe a ela, vc pode sempre evoluir e é a partir do momento q vc começa a mudar q acaba a ignorância. O processo pode ser mais rápido ou mais lento mas a máxima é a mesma, a ignorância é limitada pelo conhecimento e a sabedoria não tem fim.
Agora, falando de proporção populacional sábia e ignorante kkkkkkkk, a busca por conhecimento é árdua e as oportunidades escassas e seletivas. Muito se encontram em um contexto em que o acesso ao saber é uma realidade distante e poucos tem condições pessoais pra superar a adversidade.
Sabedoria, muito mais do q quantidade de informações é uma questão de qualidade de análise, é inegável q educação é determinante nessa questão e nós NÃO temos um sistema educacional que proporcione e incentive essa qualidade e, como eu já disse, poucos superam a ignorância por conta própria. Claro, a comodidade é um agravante, mas um cavalo com uma viseira só enxerga uma parte do todo... como mudar se vc não tem perspectiva de que a mudança é possível, necessária?