Eu tentei, mas só durou quatro anos. Parou de gravar vídeos e tirar fotos, funções que eu precisava muito no trabalho. Então levei para minha mãe e ela ainda usou por dois anos.
Eu tive um por 5 anos, ele é um moto G6 plus, caiu no chão a tela tá com alguns pixels mortos, comprei outro e dei pra minha prima que tava sem celular e ainda tá funcionando, vai pra 6 anos, mas 10 anos acho difícil.
Por dez anos eu não sei, até porque os aplicativos vão se atualizando ao longo do tempo e pode não ser mais útil para seu aparelho. No meu caso, já usei um celular durante 5 anos e ele já não tinha suporte ao modelo novo do Android.
Problema são as baterias e obsolescencia do OS que torna impraticável o bom uso depois de algum tempo. Mesmo se for trocando a bateria, esse bom uso do OS não dá pra chegar nem perto dos 10 anos
Não, a não ser que você faça “manutenções” nele como troca de bateria e etc, pois tem peças nele que não duram tudo isso, assim como tem peças que duram mais tempo do que isso.
A não ser que você utilize muito mas muito pouco tempo ele por dia.
Chegou um ponto que ficava tão lento para abrir as coisas que desanimava até de ligar o aparelho.
Um celular básico tem uma vida útil entre 1 a 2 anos. Um intermediário tem vida útil de 2 a 2 anos e meio. Um intermediário premium pode durar até 3 anos e meio dependendo das características que são premium. E um topo de linha vai aguentar entre 4 a 5 anos no máximo.