A relação entre jogos e comportamento violento é um tópico controverso que tem sido discutido há décadas. Alguns argumentam que jogos violentos podem levar a comportamentos agressivos, enquanto outros argumentam que não há evidências suficientes para apoiar essa afirmação.
Embora muitos estudos tenham sido realizados sobre essa questão, os resultados são contraditórios. Alguns estudos encontraram uma correlação positiva entre jogos violentos e comportamento agressivo, enquanto outros não encontraram nenhuma relação.
Por exemplo, um estudo de 2015 publicado na revista "Aggressive Behavior" descobriu que jogar jogos violentos estava associado a um aumento temporário na agressividade. No entanto, os pesquisadores concluíram que essa relação era moderada e que outros fatores, como a personalidade e a experiência de vida, também desempenhavam um papel na agressividade.
Já um estudo de 2017 publicado na revista "Perspectives on Psychological Science" analisou mais de 100 estudos sobre a relação entre jogos violentos e comportamento agressivo. Os autores concluíram que não havia evidências suficientes para provar que jogar jogos violentos leva diretamente a comportamentos violentos.
Outro estudo de 2018 publicado na revista "Journal of Youth and Adolescence" descobriu que a exposição a jogos violentos estava associada a um aumento na agressão e comportamento violento em adolescentes que já tinham uma predisposição para esse tipo de comportamento. No entanto, os autores observaram que a influência dos jogos violentos era pequena e que outros fatores, como a violência doméstica e a exposição a drogas, eram mais importantes.
É importante notar que a maioria dos estudos sobre jogos e comportamento violento é baseada em correlações e não em experimentos controlados. Isso significa que é difícil determinar se a exposição a jogos violentos é a causa direta de comportamentos violentos ou se outros fatores estão em jogo.
Resposta gerada automaticamente a partir do ChatGPT
Pode ter certa influência se a pessoa anteriormente tem histórico de problemas psicológicos, ou seja o jogo está lá e o problema é a pessoa, seguindo o conselho de Luís Inácio deveríamos jogar apenas candy crush