Alguém bom em português q pode me explicar com exemplos como se usar isso kkkk eu sempre coloco no aleatório e me sinto burra pq n sei a diferença, já assistir vídeos no yt e não entendi nada a diferença de onde usar dar ou dá,

elas perguntam
3 4
eles respondem
23/04/2023 09h18
Dar é o infinitivo do verbo, e dá é a conjugação dele no imperativo e na terceira pessoa do singular (dá isso pra mim, isso não dá certo, etc)
23/04/2023 09h16
Acho q "dá" é no sentido de pergunta tipo: dá isso pra mim?

E "dar" é no afirmativo tipo: eu vou dar isso para você

Obs: não tenho certeza, se estiver errado me corrijam!
elas respondem
anônima
23/04/2023 09h17
Dar é o verbo no infinito . Ex: Vamos dar uma festa?

Dá, é o verbo conjugado no presente do indicativo na terceira pessoa do singular. Ex: Ele sempre dá presentes de natal aos sobrinhos .
23/04/2023 09h19
Dar está no infinitivo, enquanto dá está no presente do indicativo. Se ocorrer dúvida, você pode substituir o verbo por outro.
Exemplo: Eu vou dá ou dar o presente?
Substitua por outro verbo: eu vou entregar o presente.
Logo, podemos ver que o verbo deve estar construído no infinitivo. ☺️
anônima
23/04/2023 09h27
☆As duas formas são aceitas, mas seus significados são distintos.

☆Dá é a forma conjugada do verbo dar na terceira pessoa do singular do presente do indicativo ou segunda pessoa do singular do imperativo, enquanto dar é a forma do verbo no infinitivo.

●Meu irmão me DÁ presentes todos os dias.

○DÁ para ir na farmácia a pé ou é muito longe?

●Ele DÁ tudo que pode para os filhos.

○Ela DÁ um show nas pistas de skate;

●Isso me DÁ arrepios!;

○DÁ isso pra mim agora!;

●Assistir isso me DÁ tristeza.
_____________________________________________________

◇Vai DAR certo.
◇Vou Dar um carro para o nosso filho;

◇Quero te DAR um abraço bem forte;

◇preciso que tudo seja feito sem DAR nenhum problema.