Infelizmente não será uma cura não, no máximo se deixar, ele te faz de penico emocional também, dependendo das frustrações que ele tiver.
Bem, a questão é que se você acredita que ele vale a pena, gosta dele, seja honesta. Sincera. Ultimato. Porque você não terá um relacionamento saudável com esse sujeito se ele não pelo menos, buscar mudar isso e de fato mudar. Então, converse com ele de forma honesta, sem jogo. Se ele não reconhecer, e não aceitar conversar, te ofender, bem... Tá aí o indício pra realmente terminar.
Todo mundo tem seus problemas internos, e não devemos descartar sem ao menos tentar resolver de verdade. E fazer tudo que você poder também te isenta da possibilidade de se sentir culpada por não ter tentado mais, porque você fez tudo o que podia, entende? Isso é parceria, e bem, e está óbvio que você não entrou num relacionamento sério atoa.
Vai lá, conversa com ele e não aceite ser tratada assim, porque se ele faz isso com a família, é questão de tempo até fazer contigo. Então é ou ele muda, ou tu termina mesmo. Espero que dê tudo certo, valeu.