Tenho uma amiga que tem depressão e ansiedade, fazia terapia e o caralho, vive desempregada pq tem crises nos empregos e começa a faltar, pegar atestado, já tentou se matar, toda problemática. Já perdemos noite preocupada com ela se matar quando terminava com o ex dela, ele ja veio pedir ajuda pra gente, um caos. Ela namorou esse rapaz por 2 anos e é extremamente dependente emocional dele, terminaram no final de 2022 e desde então a gente tem q ouvir ela falando dele quase TODO DIA, e já passamos 2021 inteiro ouvindo ela reclamando do quanto ele nao dava atenção pra ela. Ele foi pra Portugal mês passado morar la e ela entrou em prantos, e lá vamos nós em 2023 ouvir ela falando do cara. Porém da ultima vez eu e minha amiga estava tão de saco cheio de demos um corte nela, pra ela superar logo e bola pra frente, pq ele ta fazendo o corre dele e ela parada atrás de macho, aí ela saiu do grupo e não falou com a gente tem 1 semana. O que faço com essa abençoada???? Tem 2 anos que a gente vem dando conselho pra ela e ela nao escuta

elas perguntam
5 5
eles respondem
anônimo
28/04/2023 14h58
Pede pra ela ligar 188
14/06/2023 15h49
Ela precisa de ajuda e precisa se ajudar.
Enquanto o processo acontece, só nos resta ter paciência e é absolutamente normal que não nos saíamos bem em 100% do tempo, então sejamos pacientes conosco.
anônimo
14/06/2023 16h06
Acaba de matar
14/06/2023 16h07
Vocé é psicóloga?
elas respondem
28/04/2023 13h49
Não sem pode ajudar, quem não quer ser ajudado. Vocês já aconselharam e ela não quer ouvir.
Sem contar que quem estar perto pode "adoecer" também.
anônima
28/04/2023 13h53
Eu tmb tenho meus momentos de pessimismo de querer a morte, mas uma vez eu falei que sonhos são ilusões, a gente pode, tentar, lutar e nunca ter aquilo é tudo só ilusão para tentar ir para frente. Aí ele me falou " mas quem garante que o futuro vai ser pior?" Tipo. Podemos fazer a nossa parte o futuro pode ser pior, melhor ou indiferente. Mas a nossa parte do hj é o que podemos fazer
anônima
14/06/2023 16h09
Não faça nada
14/06/2023 16h18
Ela consegue pedir ajuda sozinha para profissionais de saúde. Eu tenho transtorno de ansiedade generalizada e vontade de me matar quando passo por momentos de estresse e eu mesma marquei minha consulta com o psiquiatra, eu mesma fui atrás de tomar calmantes. Ela é adulta, não seja codependente porque isso faz mal pra você.