Geralmente os país fazem isso para estimular os filhos a ser mais pro ativo e parar de ser "sonso" no bom sentido. Não consigo ver muita maldade nisso, até porque, por mais criticas que muitos pais tem sobre seus filhos, a enorme maioria ainda ia ficar do lado dos filhos em uma situação que exigisse tomar partido.

Você amar uma pessoa por ser filho, irmão, pai e etc... não muda a sua opinião racional sobre ela. Seus pais podem te achar uma sonsa, idiota, ignorante, preguiçosa, burra, inútil, e etc... mas em tese isso não muda o que eles sentem por você. É claro que se você ficar pisando na bola com eles, isso pode mudar com o tempo, mas não por você ter algo que eles não concordam.

Meus pais já fizeram criticas a mim e eu sempre levei numa boa, até rio, porque sei que na dificuldade, eles estão lá para me dar uma força, então o que eles acham sobre você não muda o que eles sentem. É importante saber separar isso.

Agora, quando os filhos são muito novinhos, tipo menos de 16 anos, ficar falando isso para uma criança, pode ter efeitos negativos na vida adulta do filho, pois essa critica excessiva em cima de uma mente imatura, pode fazer com que a criança cresça um adulto irresponsável, inseguro, imaturo e repleto de frustrações pessoais. Os pais devem tomar muito cuidado antes de criticar seus filhos pequenos, porque essa é uma idade em que as pessoas são moldadas para o resto da vida.
anônimo
01/05/2023 14h28
Talvez conheçam bem seus filhos.
elas respondem
anônima
01/05/2023 16h15
É pior ouvir de desconhecidos e não poder se defender.
01/05/2023 14h53
Puxou aos pais
anônima
01/05/2023 14h59
Minha me chamava muito disso. Mas ela é bem pior que eu, é lerda toda vez fica pedindo ajuda pra tudo, não sabe ir nos lugares sozinha