É verdade que a internet não deve ser considerada um terreno neutro onde as pessoas possam fazer e falar o que quiser sem ser responsabilizadas por isso. Uma regulação neste caso se faz necessária para impedir que desinformação e discursos de ódio circulem por ai. Inclusive, isso tem fomentado ataques a escolas por todo o país. O debate sobre isso é interessante e complexo, e toda a sociedade deve ser incluída neste debate, não apenas meia dúzia de burocratas do estado. Dito isto, é muito comum que os mais calorosos corram para defender ou atacar uma lei baseada em sua ideologia ou crença sem avaliar todo o impacto disso na sociedade e não apenas na vida de um ou dois indivíduos.

A tal PL 2630 poderia ser um avanço no sentido de combater a desinformação e discursos de ódio, mas há diversos dispositivos escondidos perigosos nessa tal PL. O fato de não deixarem claro o que seria discursos de ódio e desinformação coloca em xeque todo o debate, uma vez que qualquer pessoa poderia ser impedida de expor a sua opinião correndo o risco de ser censurada por estar falando algo que supostamente se enquadra em um discurso de ódio ou desinformação. O fato da lei blindar políticos é outra forma de censurar os criadores de conteúdo de criticar políticos, políticas públicas e por ai vai.

Enfim, não sou contra e nem a favor, mas acho que um debate mais profundo e longo sobre o tema deve acontecer antes de aprovar uma lei que pode trazer injustiças a criadores de conteúdos e desigualdade de informações e perda de liberdade de expressão. Além de retirar qualquer imunidade parlamentar, já que assim você cria os privilegiados, algo que não deveria ocorrer em uma verdadeira democracia. Da forma que está, aprovar tal medida sem um debate mais profundo, sem conversar com a sociedade civil e as empresas é um tiro no escuro que pode custar caro para a liberdade e a democracia no Brasil.

eles perguntam
2 11
elas respondem
anônima
01/05/2023 16h17
Obs
anônima
04/05/2023 07h03
Sou contra
eles respondem
anônimo
01/05/2023 15h52
Só o fato da urgência ter sido aprovada antes mesmo de saber o conteúdo final da lei já deixa toda pessoa sensata com o pé atrás. Mas é daquele jeito, um PL todo mal feito, por legisladores que não compreendem como a internet funciona e que transforma políticos em semi-deuses e agências de checagem em verdadeiros ministérios da verdade. Cara, essa gente lê "1984" e acha que é um manual de governança e sociedade e não uma distopia a NÃO ser seguida, não é possível.

Aparentemente vai cair essa jabuticaba

01/05/2023 16h25
Censura completa e descarada
anônimo
01/05/2023 16h24
Sou contra, isso seria usado para censurar opinioes políticas.
O verdadeiro alvo dessa pl é aniquilar a oposição
anônimo
04/05/2023 08h30
Não vai passar, já adiaram e foi mais uma derrota desse governo, também perdeu na cpmi 8/1 e decretos do saneamento. Sociedade civil organizada democrata e republicana e as empresas do livre mercado, que são os pagadores de impostos, mostraram sua força frente a meia dúzia de comunistinhas ideológicos que vivem de mamatas do governo e queriam calar a oposição. lula perdeu a lua de mel com o congresso e não fez nada nesses meses de governo, fala o nome do Bolsonaro 10x por dia kkkk tem medo que o bozo saia debaixo da cama e coma o cool dele e da janja de noite kkk é tanto medo que nada fez pelos supostos 30 milhões que estavam passando fome.
04/05/2023 08h33
Falou bonito, Mr Trump
É por aí mermo
04/05/2023 10h15
O problema dos grandes debates, é que é cheio de fakenews.
01/05/2023 16h15
E onde entro nisso? Como nós poderíamos fazer a diferença? Pressionar os parlamentares que ajudei a eleger, exortando-os a não votarem nessa PL 2630? Qual seria a solução para barrar esta PL toda inviesada?
anônimo
01/05/2023 16h18
acho que vc devia ter lançado uma bomba nuclear na russia quando governava, foi só vc sair que começaram de frescura com a europa
01/05/2023 15h49
Não tenho.
01/05/2023 15h56
Não me importo com essas besteiras.
anônimo
01/05/2023 16h29
Tem que censurar mesmo, assim as pessoas param de fazer tantas perguntas idiotas na internet tais como essa.