Até que ponto vale a pena abrir mão da liberdade em nome da segurança?

eles perguntam
5 5
elas respondem
02/05/2023 16h54
Não acho.
O autoritarismo sempre começa com palavras bonitas, pelo bem da segurança, pela democracia... Nenhum regime autoritário na história começou metendo o pé na porta e revelando suas reais intenções.
anônima
02/05/2023 13h22
nn
anônima
02/05/2023 15h04
Não acho válido.
anônima
02/05/2023 15h05
Acho sim, pois minha segurança vem em primeiro lugar

Se eu quero ir em um show que é meu sonho mas sei que tem risco de ter um tiroteio prefiro ficar em casa
eles respondem
02/05/2023 16h47
O indivíduo só floresce com o fim do individualismo. O que quer dizer? Que somente através de um esforço coletivo e construção conjunta é possível exercitar nossa liberdade de forma plena. Saúde, segurança, educação, alimentação, moradia devem ser vistos como direitos básicos, não como privilégios de poucos ou mercadoria a ser especulada.

Olhe para tudo ao seu redor, do seu celular ou computador, ao prédio ou bairro que mora. Veja os créditos de filmes ou jogos de videogame, o tanto de gente envolvida no projeto. Ter a liberdade de escolher o que fazer, onde viver, o que pedir no ifood, tudo isso depende de um coletivo, seja do mercado onde quer atuar, das leis da cidade e do país que pretende viver e da cadeia de restaurantes e lanchonetes, fora dos responsáveis pelo app, pelo seu celular e pela sua conexão.

Não é uma escolha liberdade x segurança. Um está ligado ao outro.

Liberdade individual que não dependa do coletivo, só aqueles eremitas que vivem em ilhas desertas.
02/05/2023 15h30
Não é valido porque no meio da busca por segurança em detrimento da própria liberdade se esconde medo, muito medo.
anônimo
02/05/2023 15h12
Não tem como conciliar os dois.

Prefiro uma sociedade que me garanta segurança. Segurança alimentar, segurança financeira, segurança pública...

Bauman já dizia, existem sociedades sólidas e sociedades líquidas. Algo me diz que não nos adaptamos completamente a este novo mundo líquido.
02/05/2023 15h05
Pergunte aos presos
anônimo
02/05/2023 16h16
Nunca vale porque nunca é pelo bem comum, sempre é por interesses obscuros de uma minoria autoritária.