Não entendi a lógica! Se todo nr multiplicado por zero é igual a zero, então como 0! pode ser 1?

elas perguntam
5 1
eles respondem
anônimo
05/05/2023 10h38
O valor de 0! (fatorial de zero) é definido como 1 devido à sua propriedade matemática. O fatorial de um número inteiro positivo é o produto de todos os números inteiros positivos menores ou iguais a este número, e quando aplicado à zero, o resultado é 1.

Podemos entender isso através de um exemplo: O fatorial de 5 (escrito como 5!) é igual a 5 x 4 x 3 x 2 x 1, que é igual a 120. Agora, se calcularmos o fatorial de 4 (4!), teremos o resultado de 24, que é igual ao fatorial de 5 (5!) dividido por 5. E seguindo esse raciocínio, quando calculamos o fatorial de 3 (3!), temos o resultado de 6, que é igual ao fatorial de 4 (4!) dividido por 4.

Portanto, se continuarmos com essa sequência, ao chegar em zero, o fatorial de zero seria igual ao fatorial de 1 dividido por 1, resultando em 1. Por isso, é definido o valor de 0! como igual a 1.
By GPT4.
05/05/2023 11h08
Basicamente convenção.

Lembra do Princípio Fundamental da Contagem. Se você tem 5 troféus para organizar em uma prateleira, terá 5! = 120 modos diferentes de fazer isso.

Agora se você tem Zero troféus, vai ter 0! modos de organizar. Mas por não ter nenhum, só tem uma opção: nenhum troféu em nenhum lugar, daí 0! = 1.
05/05/2023 10h36
Cade os cara de engenharia aqui?
anônimo
05/05/2023 10h39
Pq 0 é vizinho do 1, então 7 pode ser igual 6 e 8, quando se tem números primos. (Isso não faz sentido, só quero upar)
05/05/2023 10h40
Por definição, 0! (fatorial de zero) é igual a 1.

O fatorial é uma operação matemática que representa o produto de um número inteiro positivo e todos os seus antecessores até chegar a 1. Por exemplo, 5! = 5 x 4 x 3 x 2 x 1 = 120.

No caso de 0!, não há números antecessores a serem multiplicados. Por convenção, o resultado é definido como 1. Essa convenção foi estabelecida para facilitar a formulação de certas expressões matemáticas e definições em várias áreas, como estatística, probabilidade e teoria dos números.
elas respondem
05/05/2023 10h38
Edit: entendi errado