elas respondem
Sou a favor.
Nunca fui atendida por médico negro, não conheço nenhum advogado negro, juiz nem se fala, político negro é raridade, e varias outras profissões de elite que não estão sendo ocupadas por negros. Como vai explicar para as futuras gerações que brancos e negros são iguais, se na maioria das vezes os negros ocupam cargos que não exigem estudo? Não estou desmerecendo quem trabalha como gari, faxineiro, etc, mas é inegavel que essa galera foi negligenciada pelo sistema.
Super necessário no Brasil
É uma reparação justa. Quando equilibrar não será mais necessário, mas como isso caminha a passos lentos...
Pra mim o que tem que ser analisado são outros critérios.
Acho muito importante diante do passado escravocata em que no passado e ate hj os negros n tem seus direitos respeitados
Sou a favor de cotas para pessoas pobres, independente da cor da pele.
eles respondem
Sou a favor.
Quando lembro que eu era um dos únicos "pretos" de uma escola elitizada de brancos e ricos, eu percebo que a desigualdade social afeta sim as oportunidades das etnias diferentes.
Contra.
Toda cota devia ser com base apenas na renda e não na cor de pele ou etc... Isso é politicagem apenas.
Até porque, uma vez que você coloca a renda como parâmetro, você obrigatoriamente vai incluir muitas pessoas negras automaticamente.
Você cria essas cotas ai, você acaba inflamando o racismo, criando uma espécie de "tensão" persistente.
Sou a favor de cota por condiçao financeira, cota racial não faz o menor sentido
Sou contra. Cresci em um ambiente que teoricamente deveria ter algum incentivo por questão econômica, mas como sou branco, estaria fora, mesmo estando nas mesmas condições dos negros que eram meus vizinhos.
A cota racial é uma medida controversa que busca corrigir desigualdades históricas e promover a inclusão social de grupos étnicos minoritários. Embora seja um passo importante na luta contra o racismo estrutural, a cota racial não resolve todos os problemas relacionados à discriminação racial e pode gerar ressentimentos e conflitos entre diferentes grupos. Ainda assim, acredito que é necessário avançar na busca por políticas públicas que promovam a igualdade e a justiça social.
Elas promovem a inclusão e a igualdade de oportunidades para grupos historicamente marginalizados.
Podem aumentar a diversidade e representatividade em instituições educacionais e profissionais.
Contribuem para a reparação histórica das desigualdades raciais e o combate ao racismo estrutural. Mas o problema é que as cotas raciais não abordam todas as dimensões da desigualdade e podem negligenciar outros fatores socioeconômicos relevantes, como por exemplo uma pessoa branca e pobre.
Vou mandar real como pardola "cotista"
Cotas sociais é como tapar o sol com a peneira, no final não ajuda em nada, não traz igualdade nenhuma a longo prazo e na sociedade em si, no que as cotas vão ajudar aquele negro que não conseguiu terminar o ensino fundamental? E aquela minoria branca que vive em favelas e periferias? Isso é uma falácia, não traz igualdade nenhuma, é uma esmola, a população pobre e negra merece ter saneamento e tratamento de esgoto, escolas públicas de qualidade perto de casa, um ensino básico que prreste, segurança, uma melhora na qualidade de vida das famílias para que as crianças não precisarem ter que largar a escola para buscar tsustento pra família e inclusive muitos acabam entrando no crime, enquanto ficarem com esse negócio de cotas vai se passar cem anos e essa discussão de desigualdade e racismo estrutural vai prevalecer, porque o que tem que tem ser mudado não é, muito pelo contrário, enchem a população pobre (que em sua maioroa é negra) de impostos sobre consumo, apenas no governos passado que veio o marco do saneamento, enquanto isso 100 milhões de pessoas não tem tratamento de esgoto (e a maioria obviamente é negra) mas para os NPC's a única política são as cotas raciais e colocar personagem negro em Netflix
A maior vitória contra o racismo será quando essas cotas forem abolidas e o negro ter a mesma educação de base, as mesmas oportunidades e não precisar de ajudinha mequetrefe pra conseguir entrar em uma faculdade
Fora que as cotas abrem precedentes pra esse tipo de situação
https://www.google.com/amp/s/www.gazetadopovo.com.br/vida-e-cidadania/ufrj-mudar-curriculo-calculo-evasao-cotistas/amp/
Corretíssimas.
No modelo de sociedade em que vivemos, você só tem uma vida verdadeiramente boa caso arranje um emprego que lhe pague umas 5x o salário mínimo (ou mais), e para arranjar um emprego assim, só com faculdade.
Acontece que, maior parte da população negra vive em periferia, com escolas de bairro de ensino precário (as vezes nem tem). Me fala como que, um jovem negro que viveu nessa realidade, vai conseguir ganhar de um branco da aldeota que estudou em colégio particular?
Não acha injusto que algumas pessoas estejam fadadas ao fracasso só porque tiveram o azar de perder na loteria da vida e nascer como um jovem preto periférico?
Racismo começa quando alguma prova ou concurso tem o campo pra vc colocar sua cor, cota racial só existe pq governos se interessam em separar as pessoas pregando que quer juntar todos, cota racial tbm é para separação do povo
É algo confuso....
Se somos todos iguais perante a lei, por que existem cotas?
Normalmente quem defende isso ou é canalha, ou é tchola ou é mulher.
Necessária, assim como a de baixa renda, pessoa com deficiência etc.
Acho mais do que justo, agir com equidade.
Sou a favor desde que a intenção seja boa
Justo.
Se olharmos turmas formadas em concursos e vestibulares de cursos mais concorridos como Medicina onde não havia cota racial veremos que normalmente só tem pessoas brancas na foto.
A cota acaba promovendo a maior diversidade e representatividade de parcela significativa da população em espaços antes vistos como elitizados
Tem que cobrar a dívida histórica
Uns dos maiores racismo atualmente
Sou contra, porém uso sempre...
Inicativa boa, execução ruim