Totalmente a favor.
11/05/2023 14h54
Sou a favor.
Nunca fui atendida por médico negro, não conheço nenhum advogado negro, juiz nem se fala, político negro é raridade, e varias outras profissões de elite que não estão sendo ocupadas por negros. Como vai explicar para as futuras gerações que brancos e negros são iguais, se na maioria das vezes os negros ocupam cargos que não exigem estudo? Não estou desmerecendo quem trabalha como gari, faxineiro, etc, mas é inegavel que essa galera foi negligenciada pelo sistema.
anônima
11/05/2023 14h03
Sou a favor
11/05/2023 14h12
Super necessário no Brasil
11/05/2023 20h53
Totalmente necessário
anônima
11/05/2023 14h36
Reparação justa
11/05/2023 13h57
É uma reparação justa. Quando equilibrar não será mais necessário, mas como isso caminha a passos lentos...
anônima
11/05/2023 14h55
Pra mim o que tem que ser analisado são outros critérios.
anônima
11/05/2023 22h30
Acho muito importante diante do passado escravocata em que no passado e ate hj os negros n tem seus direitos respeitados
15/05/2023 15h09
Sou a favor de cotas para pessoas pobres, independente da cor da pele.
eles respondem
anônimo
11/05/2023 13h23
Sou a favor.
Quando lembro que eu era um dos únicos "pretos" de uma escola elitizada de brancos e ricos, eu percebo que a desigualdade social afeta sim as oportunidades das etnias diferentes.
11/05/2023 20h51
Contra.

Toda cota devia ser com base apenas na renda e não na cor de pele ou etc... Isso é politicagem apenas.

Até porque, uma vez que você coloca a renda como parâmetro, você obrigatoriamente vai incluir muitas pessoas negras automaticamente.

Você cria essas cotas ai, você acaba inflamando o racismo, criando uma espécie de "tensão" persistente.
anônimo
11/05/2023 13h39
Sou a favor de cota por condiçao financeira, cota racial não faz o menor sentido
11/05/2023 14h58
Sou contra. Cresci em um ambiente que teoricamente deveria ter algum incentivo por questão econômica, mas como sou branco, estaria fora, mesmo estando nas mesmas condições dos negros que eram meus vizinhos.
anônimo
11/05/2023 14h49
A cota racial é uma medida controversa que busca corrigir desigualdades históricas e promover a inclusão social de grupos étnicos minoritários. Embora seja um passo importante na luta contra o racismo estrutural, a cota racial não resolve todos os problemas relacionados à discriminação racial e pode gerar ressentimentos e conflitos entre diferentes grupos. Ainda assim, acredito que é necessário avançar na busca por políticas públicas que promovam a igualdade e a justiça social.
anônimo
11/05/2023 22h25
Elas promovem a inclusão e a igualdade de oportunidades para grupos historicamente marginalizados.
Podem aumentar a diversidade e representatividade em instituições educacionais e profissionais.
Contribuem para a reparação histórica das desigualdades raciais e o combate ao racismo estrutural. Mas o problema é que as cotas raciais não abordam todas as dimensões da desigualdade e podem negligenciar outros fatores socioeconômicos relevantes, como por exemplo uma pessoa branca e pobre.
11/05/2023 15h15
Vou mandar real como pardola "cotista"

Cotas sociais é como tapar o sol com a peneira, no final não ajuda em nada, não traz igualdade nenhuma a longo prazo e na sociedade em si, no que as cotas vão ajudar aquele negro que não conseguiu terminar o ensino fundamental? E aquela minoria branca que vive em favelas e periferias? Isso é uma falácia, não traz igualdade nenhuma, é uma esmola, a população pobre e negra merece ter saneamento e tratamento de esgoto, escolas públicas de qualidade perto de casa, um ensino básico que prreste, segurança, uma melhora na qualidade de vida das famílias para que as crianças não precisarem ter que largar a escola para buscar tsustento pra família e inclusive muitos acabam entrando no crime, enquanto ficarem com esse negócio de cotas vai se passar cem anos e essa discussão de desigualdade e racismo estrutural vai prevalecer, porque o que tem que tem ser mudado não é, muito pelo contrário, enchem a população pobre (que em sua maioroa é negra) de impostos sobre consumo, apenas no governos passado que veio o marco do saneamento, enquanto isso 100 milhões de pessoas não tem tratamento de esgoto (e a maioria obviamente é negra) mas para os NPC's a única política são as cotas raciais e colocar personagem negro em Netflix

A maior vitória contra o racismo será quando essas cotas forem abolidas e o negro ter a mesma educação de base, as mesmas oportunidades e não precisar de ajudinha mequetrefe pra conseguir entrar em uma faculdade

Fora que as cotas abrem precedentes pra esse tipo de situação
https://www.google.com/amp/s/www.gazetadopovo.com.br/vida-e-cidadania/ufrj-mudar-curriculo-calculo-evasao-cotistas/amp/
anônimo
11/05/2023 23h19
Corretíssimas.

No modelo de sociedade em que vivemos, você só tem uma vida verdadeiramente boa caso arranje um emprego que lhe pague umas 5x o salário mínimo (ou mais), e para arranjar um emprego assim, só com faculdade.

Acontece que, maior parte da população negra vive em periferia, com escolas de bairro de ensino precário (as vezes nem tem). Me fala como que, um jovem negro que viveu nessa realidade, vai conseguir ganhar de um branco da aldeota que estudou em colégio particular?

Não acha injusto que algumas pessoas estejam fadadas ao fracasso só porque tiveram o azar de perder na loteria da vida e nascer como um jovem preto periférico?
11/05/2023 13h04
Sou sempre contra
anônimo
11/05/2023 14h00
Racismo começa quando alguma prova ou concurso tem o campo pra vc colocar sua cor, cota racial só existe pq governos se interessam em separar as pessoas pregando que quer juntar todos, cota racial tbm é para separação do povo
11/05/2023 14h52
É algo confuso....
Se somos todos iguais perante a lei, por que existem cotas?
11/05/2023 21h43
Normalmente quem defende isso ou é canalha, ou é tchola ou é mulher.
11/05/2023 15h21
Necessária, assim como a de baixa renda, pessoa com deficiência etc.
14/05/2023 20h28
Necessário.
11/05/2023 14h50
Acho justo
anônimo
11/05/2023 13h53
Acho mais do que justo, agir com equidade.
anônimo
11/05/2023 13h47
Sou a favor desde que a intenção seja boa
anônimo
11/05/2023 14h52
Justo.

Se olharmos turmas formadas em concursos e vestibulares de cursos mais concorridos como Medicina onde não havia cota racial veremos que normalmente só tem pessoas brancas na foto.

A cota acaba promovendo a maior diversidade e representatividade de parcela significativa da população em espaços antes vistos como elitizados
anônimo
11/05/2023 14h49
Tem que cobrar a dívida histórica
11/05/2023 22h20
Uns dos maiores racismo atualmente
anônimo
11/05/2023 13h03
Sou contra, porém uso sempre...
anônimo
11/05/2023 23h21
necessária
11/05/2023 14h06
Inicativa boa, execução ruim