Na cidade vizinha a minha tem uma linha férrea, talvez, ela servisse mais para o transporte da cana-de-açúcar, fora isso não vejo vantagem nenhuma, devido a pouca quantidade de habitantes comparada a grandes cidades.
anônima
12/05/2023 18h26
Sim ,é ecologicamente mais sustentável e seria um meio de transporte eficiente para pessoas e objetos.
12/05/2023 18h27
Depende, se for operadora por empresas terceirizadas, sim. Se for para ficar refém de funcionários públicos, melhor nem inventar moda.
eles respondem
anônimo
12/05/2023 14h08
Sim, o reativamento das linhas ferroviárias seria muito interessante para o Brasil. Além de oferecer um meio de transporte mais eficiente e sustentável do que as rodovias, que são muito utilizadas no país, também poderia reduzir o custo do transporte de bens e mercadorias, tornando o comércio mais acessível e competitivo.

Além disso, a utilização das ferrovias poderia contribuir significativamente na redução dos congestionamentos nas rodovias, ajudar a diminuir a poluição e promover o desenvolvimento econômico das regiões em que elas estiverem instaladas.

No entanto, esse processo de reativação exige um investimento significativo em infraestrutura e tecnologia, bem como uma revisão da legislação referente ao setor. É importante que o governo brasileiro crie incentivos fiscais e programas de financiamento para promover a construção de novas linhas ferroviárias e a modernização das já existentes.

O Brasil tem investido em ferrovias, embora ainda haja muito a ser feito nesse sentido. Os investimentos estão sendo direcionados principalmente para a modernização e expansão das linhas existentes, com destaque para as ferrovias Norte-Sul e Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL).

Além disso, a concessão de linhas ferroviárias para empresas privadas também tem sido incentivada como uma forma de fomentar o investimento no setor. Em 2021, por exemplo, o governo federal realizou o leilão da Ferrovia de Integração do Centro-Oeste (FICO), uma das maiores concessões ferroviárias do país.

Apesar desses investimentos, ainda há desafios a serem superados, como a burocracia, a falta de integração entre as diferentes ferrovias e os altos custos envolvidos na construção e modernização de infraestrutura.

Em resumo, o Brasil está investindo em ferrovias, mas ainda há espaço para mais ações e incentivos por parte do governo e da iniciativa privada para ampliar o uso desse modal de transporte.
By GPT4.
12/05/2023 14h39
Sim. Olha a China. Custo mais barato de transporte de cargas e pessoas. Além de ser o meio de transporte mais seguro, é ecologicamente mais sustentável. O transporte por carros e ônibus nas cidades tende a ficar caótico, afinal todo ano centenas de milhares de pessoas tiram carteira, compram carro. Os veículos crescem mais rapidamente que ruas e viadutos. Fora o crescimento de motoristas e entregadores de app.

Agora, entre regiões, transporte interestadual e entre cidades, os trens desafogariam a dependência de caminhões, que demoram demais graças às rodovias em péssimas condições.

A hora de fazer uma joint venture com a China é agora. Até países da Africa estão fazendo.

anônimo
12/05/2023 14h23
Perdemos 2 séculos, mas ainda seria muito interessante ter ferrovias cruzando o br.