Nao entendo a obsessão de alguns brasileiros ( e users) com comunismo. Ate onde sei, a URSS não se destacou em nada, tecnologicamente, cientificamente ou socialmente. Alguem sabe algum êxito da URSS q seja melhor q dos seus adversários?

Nao vale dizer q eles foram os melhores em executar o próprio povo e em distribuir igualmente a miséria.

eles perguntam
2 11
elas respondem
anônima
14/05/2023 01h42
Eles mandaram a cadelinha Laika para o espaço;(
anônima
14/05/2023 02h59
Não sei dizer
eles respondem
12/05/2023 18h34
Sem tempo, irmão.
13/05/2023 22h26
Até onde sabe. Ou seja, não sabe porra nenhuma. Só estudar irmão, não é nada secreto.

Até 1920, não havia nem eletricidade direito na Russia. Após a revolução, saiu de um país agrário com um povo com 90% de analfabetos para ser o primeiro país a zerar o analfabetismo e atingir o pleno emprego, ser uma potência industrial, maior responsável pela derrota da Alemanha Nazista e bater de frente com os EUA na Guerra Fria pela liderança da geopolítica mundial a partir da década de 50. De fato, foi por décadas a segunda economia do mundo em paridade de poder de compra, caindo pra terceiro lugar após ser passada pelo Japão em 88. Só depois da crise em 85.

O primeiro satélite, primeiro homem, primeira mulher e até o primeiro cachorro no espaço, o primeiro helicóptero, gravador de fita k7, primeir telefone móvel, a arma mais versátil do mundo, a lendária AK-47. O primeiro sistema publico de saúde de massas e o mais avançado na metade do século XX.

Relatório da Casa branca sobre o crescimento econômico soviético, nos anos 70:

“ ...denota capacidade comprovada de levar rapidamente países atrasados ​​pela crise de modernização e industrialização ao nível dos industrializados"

Distribuir miséria? Compare a qualidade de vida e do trabalho do povo antes e após a revolução russa.
O nível de consumo do soviético se equiparou ao dos americanos na década de 50 e superou na de 60. Todos os países socialistas mostram rápido crescimento nos níveis de saúde, educação e trabalho, por causa da economia planificada. Até Cuba, pobre e cheia de embargo, foi o primeiro país da América latina a zerar mortalidade infantil. Soviéticos comiam mais, apesar de terem menos opções e a comida ser mais racionada, por isso as gigantescas filas. Em 1985 URSS tinha 4x mais médicos per capita que Estados Unidos.

Se isso não foi desenvolvimento, não sei que palavra usar.
13/05/2023 21h19
A gente sabe sua real obsessão.

14/05/2023 03h26
A União Soviética era comunista só na sua cabeça.
Eles eram melhores em criar essa fabulação na cabeça de quem não sabe o que é comunismo.
anônimo
12/05/2023 18h50
Melhor em nada, tinham das maiores populações da terra, abundância de recursos naturais, terras férteis e mesmo assim mataram milhões de fome ou em campos de extermínio, comunismo ruiu o que era para ser um império. Eram uma grande civilização, o império russo existia desde 1700 e não se curvou nem a Napoleão, mas os comunistas perderam tudo isso em menos de 50 anos para meia dúzia de caipiras americanos.
anônimo
12/05/2023 18h35
ZzZzZz.
12/05/2023 18h38
A corrida espacial a URSS estava na frente em praticamente tudo em comparação com os Estados Unidos. Ter o primeiro homem no espaço, primeiro satelite artificial, só perdeu para os USA em quem chegou na Lua primeiro. Porem como chegar a lua era considerado o objetivo final de ambas mesmo que a URSS tenha ''jogado melhor'' os USA ganharam. Acho que isso é verdade.
anônimo
12/05/2023 18h51
Derrotou os nazistas
anônimo
13/05/2023 02h37
Só algumas invenções interessantes e o desenvolvimento gerado pela guerra fria..
anônimo
14/05/2023 01h37
Tudo
anônimo
14/05/2023 07h36
Chegou ao espaço mais cedo, praticamente fundou o trabalhismo...

O ponto de virada que fez com que a URSS estagnasse foi a invenção dos chips e microchips. Antes disso, estavam pau a pau com os EUA