Uma criança nunca aprenderia a falar, a dançar, a criar se alguém não ensinasse/fizesse primeiro.

Então é impossível aprender ou saber de algo se alguém não nos mostrar primeiro?

Sendo assim precisou ter alguém pra ensinar o homem a falar, a tecer, a caçar etc, o próprio criador ensinou Adão no jardim do Eden e com a sabedoria com que Deus abençoou a humanidade foi passando de geração a geração.

elas perguntam
20 5
eles respondem
15/05/2023 18h45
Sua conclusão não faz sentido e já parte de uma premissa completamente falsa.
anônimo
15/05/2023 18h17
O mundo não seria nada sem os professores.
15/05/2023 18h19
Exatamente Sra.Dominique23
15/05/2023 18h22
Essa linha de raciocínio está equivocada.

Aprendemos muito apenas com observação, enquanto ninguém ensina.
15/05/2023 18h21
Não. Observações levam a questionamentos, hipóteses, testes e experimentos. Por fim se tiram conclusões e se gera novos conhecimentos, sem precisar de algo ensinando.

Newton, percebendo que a matemática atual não dava conta de resolver a gravitação, basicamente desenvolveu as bases do cálculo, sem ninguém ensinando.
anônimo
15/05/2023 18h21
Não tudo. Acho que há algo chamado... instinto.
15/05/2023 23h20
ou quando agnt erra
24/06/2023 16h11
A gente aprende com os outros, mas também pode aprender por conta própria.
19/05/2023 22h55
Os primeiros que fizeram essas coisas aprenderam na marra,sozinhos,foram testando varias maneiras de se fazer aquilo até chegarem em um resultado que se mostrou o mais eficiente.
É possivel aprender sozinho tambem
anônimo
16/05/2023 09h53
Depende.
16/05/2023 09h52
Exatamente
15/05/2023 18h14
Adão é uma alegoria bíblica
E a Terra não é plana
15/05/2023 23h22
Acho que no início aprendemos com o meio. Depois aprendemos a interpretar. Dessas interpretações tiramos as teorias para entender o mundo.
anônimo
15/05/2023 20h48
Se aprende muitas coisas pela observação.
anônimo
15/05/2023 20h47
As coisas vão se formando através de processos graduais e "guiados" pela seleção natural. A linguagem complexa e evoluída como temos hoje, só é aprendida por alguém caso outra pessoa ensine, mas nem sempre foi assim. Há várias teorias muito bem corroboradas que explicam o início da linguagem. Uma delas que é muito provável de ser verdadeira é que a linguagem começou justamente como um mecanismo de comunicação gestual e facial de nossos ancestrais (isso explica o porquê gesticulamos tanto quando falamos e temos tantas expressões faciais, de forma bem parecida com chimpanzés) e a partir disso, devido a vantagens evolutivas que a linguagem nos permitia (Como se comunicar no escuro, sem a necessidade de usar mãos e portanto poderia utilizá-la para outras coisas ao mesmo tempo, etc...)
15/05/2023 19h15
Isso é a falácia do relojoeiro. Se algo existe, é porque algo criou, mas se você decalcar até a origem...quem criou o Criador? Esse lógica entra em contradição consigo mesma.

Não, conhecimento pode ser tanto filosófico (fruto da reflexão e lógica), acadêmico (aprender graças ao conhecimento adquirido por outros), mas não é a única forma, por isso existe o empirismo, experimentação, descoberta. Algumas inclusive acidentais. Pegue as leis de Newton, o cálculo infinitesimal. A teoria da Seleção Natural que Darwin criou após a observação de centenas de espécies. Ou as experiências de Tesla com corrente alternada, Santos Dumont com o avião. Hedy Lammar estava brincando no piano quando descobriu um código nas frequências que acabou servindo para a criação de um sistema que interceptava rádios nazistas e posteriormente seria a base do wi-fi. Marie Curie descobriu novos elementos e a radioatividade. Há a famosa história do Arquimedes na banheira que num lampejo descobriu como descobrir o volume da coroa e saiu pelado gritando Eureka. Diferentes religiões ao longo da história criaram deuses e explicações para o universo.

Eddie Van halen aprendeu o tapping sozinho:

15/05/2023 18h15
Muitos aprendem as coisas com a natureza, já que o desejo de falar, por exemplo, é algo que acontece naturalmente.
anônimo
15/05/2023 18h41
muita coisa ja vem do extinto
15/05/2023 18h40
O que tudo isso tem em comum?
Ir para a ação e não se restringir ao teórico.
Acredito que esteja aí o essencial para a aprendizagem.
elas respondem
15/05/2023 23h23
Você transcendeu agora
15/05/2023 18h14
Você começa falando de aprender e termina falando de Éden e cobra que fala. Eu tento, mas realmente fica difícil defender seus pontos de vista.
Alguém te ensinou a enxergar?
anônima
24/06/2023 16h12
Não
15/05/2023 18h21
Geralmente sim, mas essas coisas simples do dia a dia houve no mundo alguém que "aprendeu sozinho" primeiro para depois repassar. Por exemplo, cálculos matemático, alguém criou para ser repassado.
anônima
15/05/2023 18h25
A gente aprende imitando, aprende errando, aprende criando, aprende com alguém ensinando, pode ser de viárias formas