Uma criança nunca aprenderia a falar, a dançar, a criar se alguém não ensinasse/fizesse primeiro.
Então é impossível aprender ou saber de algo se alguém não nos mostrar primeiro?
Sendo assim precisou ter alguém pra ensinar o homem a falar, a tecer, a caçar etc, o próprio criador ensinou Adão no jardim do Eden e com a sabedoria com que Deus abençoou a humanidade foi passando de geração a geração.
Não. Observações levam a questionamentos, hipóteses, testes e experimentos. Por fim se tiram conclusões e se gera novos conhecimentos, sem precisar de algo ensinando.
Newton, percebendo que a matemática atual não dava conta de resolver a gravitação, basicamente desenvolveu as bases do cálculo, sem ninguém ensinando.
Os primeiros que fizeram essas coisas aprenderam na marra,sozinhos,foram testando varias maneiras de se fazer aquilo até chegarem em um resultado que se mostrou o mais eficiente.
É possivel aprender sozinho tambem
As coisas vão se formando através de processos graduais e "guiados" pela seleção natural. A linguagem complexa e evoluída como temos hoje, só é aprendida por alguém caso outra pessoa ensine, mas nem sempre foi assim. Há várias teorias muito bem corroboradas que explicam o início da linguagem. Uma delas que é muito provável de ser verdadeira é que a linguagem começou justamente como um mecanismo de comunicação gestual e facial de nossos ancestrais (isso explica o porquê gesticulamos tanto quando falamos e temos tantas expressões faciais, de forma bem parecida com chimpanzés) e a partir disso, devido a vantagens evolutivas que a linguagem nos permitia (Como se comunicar no escuro, sem a necessidade de usar mãos e portanto poderia utilizá-la para outras coisas ao mesmo tempo, etc...)
Isso é a falácia do relojoeiro. Se algo existe, é porque algo criou, mas se você decalcar até a origem...quem criou o Criador? Esse lógica entra em contradição consigo mesma.
Não, conhecimento pode ser tanto filosófico (fruto da reflexão e lógica), acadêmico (aprender graças ao conhecimento adquirido por outros), mas não é a única forma, por isso existe o empirismo, experimentação, descoberta. Algumas inclusive acidentais. Pegue as leis de Newton, o cálculo infinitesimal. A teoria da Seleção Natural que Darwin criou após a observação de centenas de espécies. Ou as experiências de Tesla com corrente alternada, Santos Dumont com o avião. Hedy Lammar estava brincando no piano quando descobriu um código nas frequências que acabou servindo para a criação de um sistema que interceptava rádios nazistas e posteriormente seria a base do wi-fi. Marie Curie descobriu novos elementos e a radioatividade. Há a famosa história do Arquimedes na banheira que num lampejo descobriu como descobrir o volume da coroa e saiu pelado gritando Eureka. Diferentes religiões ao longo da história criaram deuses e explicações para o universo.
Você começa falando de aprender e termina falando de Éden e cobra que fala. Eu tento, mas realmente fica difícil defender seus pontos de vista.
Alguém te ensinou a enxergar?
Geralmente sim, mas essas coisas simples do dia a dia houve no mundo alguém que "aprendeu sozinho" primeiro para depois repassar. Por exemplo, cálculos matemático, alguém criou para ser repassado.