Agr tirei minhas dúvidas e cheguei a conclusão de que, egoísmo é na verdade uma coisa boa. Quando somos crianças a gente aprende que o egoísmo é algo exclusivamente negativo, é bom sempre pensar nas outras pessoas ao invés de si mesmo. E por causa disso, todos nós sofremos nas mãos das pessoas, até daquelas que se diziam "boazinhas". Quando a gente se ferra por causa dos outros, é por falta de uma coisa, falta de egoísmo, a gente se esquece da gente mesmo, por isso o egoísmo é bom e importante. Não é questão de nunca pensar no outro, mas é primeiramente pensar em nós, e não ficar sempre se importando com os outros, porque isso faz mais mal do que bem, até na bíblia fala "ame o próximo como a ti mesmo" e não "ame somente o próximo". Um dos motivos pra que o egoísmo fosse tratado como uma coisa ruim, foi pelo fato do ser humano ter evoluído de forma coletiva, assim gerando as sociedades. Mas hoje, da forma que o mundo e as sociedades evoluíram, acho mais certo é tacar o foda-se e ñ ser vítima da humanidade, portanto, seja egoísta

eles perguntam
2 5
elas respondem
anônima
18/05/2023 09h59
O egoísmo não é bom.
eles respondem
anônimo
18/05/2023 10h01
ok
anônimo
18/05/2023 10h04
O egoismo é extremamente cliticado quando vc é pobre. Pq os ricos são todos egoístas.
anônimo
18/05/2023 10h10
Acredito que o egoismo em si de forma equilibrada é bom. O egoismo exagerado não é nada bom... O egoismo só é bom quando praticamos com pessoas que nos usam pra tirarem vantagem e não nos agregam valor nenhum.

Por ex: se uma pessoa boa nos faz o bem e nos traz algum tipo de benefício, não seria nada recomendado praticarmos o egoismo com essa pessoa... Pois poderíamos serem taxados de interesseiros, aproveitadores, sugadores, e etc... e realmente estaríamos sendo isso mesmo.

Quando alguém nos beneficia em algo. devemos ser recíprocos se quisermos construir relações respeitosas e no minimo duradouras com a pessoa.
18/05/2023 11h41
É preciso diferenciar egoísmo de amor próprio, autocuidado e autorrespeito.
Uma pessoa que não se ama, cuida e respeita, certamente não amará, cuidará e respeitará o outro como se deve (para mais ou para menos). A mesma Bíblia que diz que devemos amar ao próximo como a nós mesmos, coloca antes desse um primeiro mandamento: amar a Deus acima de todas as coisas, com toda sua força, coração e entendimento. Amar a Deus é ser equilibrado, dar as pessoas, inclusive a si mesmo, o que lhe é devido. Então acima de você mesmo e dos outros, faça o que é certo. Se você ignora o que é certo para fazer aquilo que pensa, seja isso se colocar acima dos outros ou colocar os outros acima de você, então você está sendo egoísta.
anônimo
18/05/2023 11h43
Não posso deixar de ressaltar que egoísmo é diferente de egocentrismo.