Não sei como funciona isso. Mas sei que teve uma novela que a Marina Ruy Barbosa se recusou a raspar o cabelo e o escritor da novela ficou tão puto com ela que não a chamou mais para atuar em obras dele (não sei se isso ainda acontece, mas na época foi assim).
Na maioria dos contratos de atuação, a inclusão de cenas de sexo depende de negociação prévia e concordância entre as partes envolvidas.
Se um ator se recusa a participar de uma cena de sexo que está prevista no contrato, pode haver consequências, mas nem sempre a demissão por justa causa é a solução imediata. Em primeiro lugar, é importante que o ator converse com a produção e explique seus motivos para não querer realizar a cena. Dependendo da postura da produção, pode haver espaço para negociação, alteração do roteiro ou utilização de dublês.
Os atores já sabem o que o trabalho exigirá antes da assinatura do contrato, que é contrato de prestação de serviços, a recusa acarretaria em muitos danos financeiros a ele, além de imagem como profissional
Não seria demitido, mas a relação iria azedar que a empresa pode não querer continuar com esse profissional em obras futuras. Com certeza colocariam algum dublê no lugar dele para esta cena.
Talvez, depende do contrato que ele assinou
E é claro, para que o show continue, o ator talvez seja trocado, mas provavelmente ele será forçado com muita insistência