Nem uma coisa, nem outra.
Existe o Espectro Autista, ou seja, engloba um monnnnte de tipos. Há os super inteligentes, os inteligentes pra umas coisas e não pra outras, os que nunca vão conseguir aprender muita coisa, por aí vai.
Minha irmã é autista. Ela é péssima em Matemática, mas muito boa em costura e cozinha bem. Ela não entende muito várias coisas, nunca vai ser um gênio, mas é quase igual a uma pessoa comum, apenas com menos traquejo social (tipo ela não tem medo de parecer ridícula aos olhos dos outros, etc)
A mídia ilude as pessoas, e todos acham que os autistas vão ser gênios matemáticos, ou como o Good Doctor e ser um médico brilhante, por aí vai. Não vou muito com a cara de médicos, mas nesse caso não são eles que iludem a galera, não, é a ficção, que nunca retrata os autistas que não são gênios em uma determinada coisa.
Asperger geralmente são inteligentes.
Autista depende do gral, mas geralmente existe um retardo mental (independente do gral).
Meu filho é autista e ele aprendeu a ler antes das outras crianças na sala. Mas é limitado, perde o foco rápido, tem bastante dificuldade em compreender questões escolares, não consegue fazer uma conta simples de 2 + 2.
Enfim, vai depender do gral, e tb do estímulo que essa criança tem recebido para se desenvolver (terapias).