Ao longo da história, o Brasil nunca conseguiu consagrar algum profissional que tenha marcado a história da ciência na economia, química, física, medicina e até mesmo no Nobel da Paz em terras brasileiras.

Afinal, por que o Brasil nunca ganhou o Prêmio Nobel? Historicamente, faltou investimento científico nos profissionais deste país?

eles perguntam
1 9
elas respondem
29/05/2023 21h18
Eu ouvi dizer que uma vez o Brasil só não ganhou um prêmio Nobel porque atrasou para enviar alguns papéis, acho que era o Osvaldo Aranha.
eles respondem
anônimo
29/05/2023 19h17
Bolsomito deveria ter ganhado o nobel da paz, mas foi impedido por divergências ideológicas.
31/05/2023 14h44
Meramente questão política.

Miguel Nicolelis poderia ter sido Nobel, no entanto, por questões política ele não ganhou.
anônimo
31/05/2023 19h16
Portugal ganhou?
anônimo
29/05/2023 19h19
Motivos óbvios, país de terceiro mundo de cultura latina, sem identidade cultural, sem um povo unido como na Alemanha, França, países de cultura secular.

Eles se orgulham de serem alemães, pode ir em Berlim e perguntar. Agora vários brasileiros têm vergonha de serem brasileiros. Isso explica o fato de sermos inferiores aos europeus. Nossa cultura é atrasada.

Na Suécia se comemora um ano sem um único homicídio. Aqui se comemora um ano sem uns 20 casos de corrupção e uma queda de 5% na taxa de 60.000 homicídios anuais.
29/05/2023 21h15
O Brasil é um país fechado para o mundo e que não fornece incentivos para pesquisa, tecnologia e inovação. Muitos cientistas e pesquisadores reclamam da baixa verba e da burocracia para operar em solo brasileiro, nem o setor público e nem o privado tem muito interesse nesse campo. Além disso, o sistema educacional do país deixa a desejar bastante.

Para você ter uma ideia, muitos cientistas, pesquisadores e até artistas brasileiros vão produzir algo bom lá fora, nos EUA e na Europa porque são países que investem nessas coisas, existe um mercado pra isso, e ele grande, além de pagar melhor. Já no Brasil, infelizmente não valorizamos tais coisas. Não é cultural do brasil investir em novas descobertas cientificas e tecnológicas. Há países pequenos na Europa que contribuem mais para a ciência global do que o Brasil com uma população muito maior, isso é um escárnio.

Esses dias eu estava ouvindo um economista brasileiro falando das dificuldades de empreender e inovar no Brasil e porque o Brasil é tão atrasado em diversos setores. Mas uma parte que chamou a atenção foi que ele citou um país pequeno da europa, esqueci o nome, e ele disse que esse país com nem 1/5 da população brasileira possui mais start-ups do que o Brasil, e que apesar de estarem surgindo várias start-ups no Brasil, ainda é muito pouco perto de países similares. Isso é uma clara evidência de como o estado brasileiro impõe empecilhos para a criatividade do brasileiro. Para que surja interesse das pessoas e das empresas de criar e inovar, infelizmente, não incentivamos isso e por isso ficamos tão atrás desses países que investem.
29/05/2023 19h19
já ganhou Pritzker de arquitetura, pelo menos
2 vezes
29/05/2023 20h03
QI inferior
31/05/2023 14h36
Por causa das poucas inovações que o Brasil teve ao longo de sua história.