Criticou atitude dos Estados Unidos ao impor sanções e no geral, tentou amenizar as coisas pro lado do colega, além de mostrar que pretende continuar fazendo isso.

Para os que são contra o governo, o que acham disso?

Para os petistas, acham normal esse tipo de fala?

https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&url=https://www.estadao.com.br/amp/internacional/ao-lado-de-maduro-lula-fala-em-momento-historico-e-integracao-plena-da-venezuela/&ved=2ahUKEwiqrpa26Jv_AhU8qZUCHbUSBwIQFnoECA8QAQ&usg=AOvVaw1xmdBvlcfgOLgaxE9yoy2_

Tenho minhas próprias opiniões a respeito, mas estou perguntando numa boa.

Obs: Sintam-se à vontade pra fazer palhaçadas, já que eu também faço nas perguntas dos outros.

elas perguntam
29 9
eles respondem
anônimo
29/05/2023 22h53
Ele não ''está'' amistoso, ele sempre foi... O Lula e aquele ditador lixo sempre foram amiguinhos
anônimo
30/05/2023 11h24
Coisas que tenho certeza que acontecem aqui : sempre que tiver perguntas relacionadas a política, terá o comunista layne para dar sua opinião nada realista.
29/05/2023 22h14
Daqui a pouco o Ortega vem visitar o bostil.
anônimo
30/05/2023 08h49
Eles vão fazer um sexo peludo depois
29/05/2023 22h12
nada que eu não esperasse
29/05/2023 22h13
Bolsonaro avisou, mas ficaram fazendo piadas... Agora que sentem e chorem com o "L" socado no cu.
anônimo
30/05/2023 10h47
Lula é o demônio.
Um verdadeiro merda.
29/05/2023 22h13
Alguém precisa urgentemente cortar a caninha após as 18:00 do barbudinho
29/05/2023 22h28
Eu já esperava essa atitude dele.
E não acho errado, mesmo tendo conhecimento de quão ruim é o Maduro.
Verdade seja dita, as sanções impostas sobre a Venezuela mais prejudicaram o povo venezuelano do que o Maduro, e além disso, por trás do discurso bonitinho dos EUA, a interesses econômicos e geopolíticos para enfraquecer a Venezuela. Tanto é, que no ano passado durante a crise de demanda do petróleo, eles retomaram conversas com os venezuelanos.
E outra, o Brasil e outros países tem boas relações com vários outros países de governos não democráticos, muito mais por interesse do que qualquer outra coisa e no período que a gente se afastou da Venezuela, a Venezuela aumentou e muito seus laços com países muito mais nocivos, como Irã e Rússia, que agora podem ter mais influência na América Latina, trazer confusão pra cá.
Acho que o governo Lula está correto em ter boas relações com a Venezuela. Melhor do que isola-los.
anônimo
30/05/2023 09h39
Você percebe que tem algo MUITO ERRADO com essa visita quando até a MIRIAM LEITÃO escreve um artigo CRITICANDO a forma como o Lula recebeu o Maduro:

https://oglobo.globo.com/blogs/miriam-leitao/post/2023/05/lula-errou-ao-dar-carimbo-de-democracia-ao-governo-do-autocrata-venezuelano.ghtml
anônimo
29/05/2023 22h54
acho bom ser amigo de ditadores
29/05/2023 22h37
Quando o Lula chegou em sp na épocas das inchentes logo quando o Tarcísio assumiu, os dois apertaram as mãos e trabalharam junto, mesmo um sendo de esquerda e o outro sendo de direita, o Bolsonaro marcou 16 reuniões com o governo Rui costa, aqui na Bahia, não apareceu em nenhuma e nem deu satisfação quando não apareceu, o governo federal praticamente abandonou a Bahia e o Nordeste, só aparecia quando concuia alguma obra que os governos passados deixaram quase acabadas e ele terminou, Bolsonaro da mesma forma não recebia o maduro pois ele era de esquerda, na minha opinião o cara que recebe o cargo de presidente tem que ser diplomático, ele não pode ter isso de grupinho, aah é de esquerda eu não vou dialogar, aah é de direita eu vou dialogar porque é o mesmo lado que o meu, essa porra não é futebol, são países e ninguém consegue governar sem esse nível básico do que é ser um estadista, o Bolsonaro pelo que ví, não sei como conseguiu sobreviver na política sendo deputado se quer ! Pois é um cara revanchista, e é um cara que governa com timinhos e não com todos independente de que lado são, tipo o Lula !! E sem cobtar que o maduro é um cara ruim, mais os nossos irmãos venezuelanos são verdadeiros guerreiros, não temos problemas com eles e devemos sim, ser uma nação que governa sem escolher timinhos !
29/05/2023 22h57
A gente tá fudido demais pra bancar os cheios de moral e virtudes. É grana na mão, fotinho com ditador no chão.

A turma do livre comércio adora se fazer de cega quando o assunto é Tio Sam metendo sanção na Venezuela, Suprema Corte Britânica confiscando (leia-se: roubo) 30 toneladas de ouro venezuelano. Aí a culpa é sempre da vítima, não do agressor rs.

Vejamos. Recuperar e desenvolver a América do Sul passa diretamente por Brasil ajudar os países vizinhos e ter maior influência sobre eles que EUA, Rússia, Oriente Médio, China. Garantir a estabilidade do bloco é primordial nesse momento. E não apenas carregar a bucha sozinho, de problemas já bastam os nossos. Óbvio que o lula não vai esculachar o Maduro em público e vai passar o pano.

Agora, desde antes do Chaves que a Venezuela comete o erro de depender exclusivamente das commodities de petróleo e não desenvolver outras cadeias produtivas, mais barato importar a maioria de tudo que consome. Quem já passou por lá, e eu já tive o prazer de ir umas 10 vezes(antes do boom, durante e após a crise) vai ver longos espaços de absoluto nada, nem um maldito galinheiro ou fazenda em quilômetros de terra. O problema é quando o preço do barril despenca, junte a sanções, repressão civil e autoritarismo do governo, já viu.

Recomendo o livro "A maldição do Petróleo" de Michael L. Ross, faz uma análise muito honesta do banho de sangue que é quase regra em nações com grandes riquezas naturais.
30/05/2023 09h37
Acho que na situação insuportável que estão vivendo as pessoas na Venezuela, alguém estender a mão para levantar um país para sua normalidade é um gesto humanitário.
30/05/2023 11h18
Importante que as sanções caiam e a Venezuela possa voltar ao mercado mundial. Assim, ela poderá pagar o que deve ao Brasil com maior facilidade e Lula faz certo em defender o Brasil, ou seja, defender a Venezuela poderíamos ter mais benefícios.
anônimo
29/05/2023 22h32
Só a enfermidade que o luladrão tem no quadril pode nos salvar, #ForçaDoença #DoençaVaiVencer
29/05/2023 22h31
Como chefe de estado, não podia ser diferente.
A Venezuela é muito importante para o Brasil, tem uma fronteira grande, e uma coisa que poucos sabem, que é nosso grande fornecedor de cimento.

Os EUA perderam a cadelinha deles, a Venezuela da direita, que afundou o país e jogou nas maids pseudos comunistas chinfrins que estão aí até hoje, sofrendo com sanções para piorar a incompetência deles.

Se o Lula deu uma cutucada neles, só merece aplausos, por que o mundo não precisa de mais um lambe-botas americano.
30/05/2023 10h45
Eles são amigos e aliados.
anônimo
30/05/2023 10h43
Só dou risada e sinto agonia ao mesmo tempo dessas respostas de tanta jumentisse pqp kkkkk
Não tem como, entrar em pergunta de politica é pedir pra sentir desgosto.
anônimo
29/05/2023 22h12
Lamento.
anônimo
30/05/2023 09h29
Bozoloides queria fazer do Bolsonaro um ditador não vejo esse espanto como e um presidente receber um chef de estado!
anônimo
29/05/2023 23h22
Eu quero ver o pobre desesperado por picanha passando fome.
anônimo
30/05/2023 12h00
30/05/2023 01h18
Eu seria amigo de Nicolás Maduro se tivesse a chance
anônimo
30/05/2023 10h39
Tem calha no telhado da sua casa?
30/05/2023 09h20
A Venezuela está uma verdadeira palhaçada. E, esse relacionamento já era maduro (quem entendeu, entendeu) antes. Sabemos que lula tem opiniões políticas relacionadas com comunismo e socialismo e isso não é novidade.

Honestamente, para o País, é interessante ter parcerias. E, só espero que divisas ou financiamentos de coisas para outros Países não sejam feitas sem nenhum benefício de troca. Dinheiro para financiamento deve ser feito caso o País ganhe mais dinheiro em cima ou algum benefício que valha o mesmo ou mais para o Brasil.

Se isso der frutos, ótimo. De resto, vamos aguardar.
anônimo
30/05/2023 11h53
Ele tinha que ir pro Nordeste. Aqui ninguém gosta desse lixo.
elas respondem
29/05/2023 22h23
Isso é lamentável... E nojento!
anônima
29/05/2023 22h25
Agora é a hora desse pessoal se fazer de cego, zero novidade.
anônima
29/05/2023 22h53
Eu... Eu... Votei nulo
30/05/2023 09h24
Os dois são da mesma laía, é triste ter um presidente desse que tá levando o brasil pro buraco
30/05/2023 09h14
Faz o L e para de chorar
anônima
30/05/2023 09h36
O Lula é o melhor presidente!
Ele se importa com os pobres kkkkkkkkkkkkkkkk.
anônima
30/05/2023 10h03
" omisso " pra dizer o minimo né?!
anônima
29/05/2023 23h10
Não existe esquerda e direita, existe interesse e ambição.
As pessoas vivem na ilusão.
anônima
30/05/2023 09h11
@Vitorh e @Layne já explicaram muito bem a situação.

Só queria salientar que essa é uma reunião com todos os líderes da América do Sul (com exceção da Bolívia que não pôde comparecer). É de interesse do Brasil fortalecer economicamente a América do Sul e manter boas relações com os países vizinhos.

Brasil tem boas relações com Arábia Saudita, por exemplo, que é milhões de vezes mais autoritária que a Venezuela. Acho legal o Brasil ser amigo de um país com uma ditadura extrema como a da Arábia Saudita? Não, mas o Brasil vê essa parceria comercial como algo benéfico para o povo brasileiro. O Lula ter recebido bem o líder venezuelano na reunião com os demais líderes sul-americanos foi questão de bom senso do ponto de vista geopolítico.

Eu tenho zero simpatia pelo Maduro por motivos óbvios, mas esse lance das sanções é verdade, Lula não mentiu nessa parte. Da mesma forma que os EUA tentaram fuder ainda mais com a Venezuela para se beneficiar, o Brasil agora está passando pano pro Maduro pra se beneficiar também.