nunca pedi nada pra vcs

elas perguntam
6 3
eles respondem
02/06/2023 15h01
Lamento, só entendo de calorimetria.
02/06/2023 15h02
Qual sua dúvida?
02/06/2023 15h03
Já estudei sobre
anônimo
02/06/2023 15h05
Com certeza, vamos lá!

A Calorimetria é a parte da Física que estuda a transferência de calor entre corpos.

Existem três maneiras de ocorrer a transferência de calor:

- Condução: é a transferência de calor pelo contato entre corpos. Por exemplo, colocar um pedaço de metal quente em contato com um pedaço de plástico frio fará com que haja transferência de calor do metal para o plástico. A condução térmica ocorre sempre do corpo de maior temperatura para o de menor temperatura.
- Convecção: é a transferência de calor em um fluído, como líquidos ou gases, quando há um movimento da massa do fluído. O ar quente, por exemplo, sobe para cima e é substituído por ar frio para criar um fluxo de ar. Isso é conhecido como corrente de convecção e pode ser observado em aquecedores e aparelhos de ar condicionado.
- Radiação: é a transferência de calor através de ondas eletromagnéticas. Por exemplo, a luz do sol é radiação térmica que aquece a superfície da Terra. As ondas de radiação térmica são capazes de atravessar o vácuo e podem transferir calor mesmo sem haver contato físico.

A Lei Zero da Termodinâmica é a base para entendermos a Calorimetria, pois essa lei estabelece que dois corpos estão em equilíbrio térmico quando estão à mesma temperatura. Assim, podemos usar o calor específico (c) de um material para calcular a quantidade de energia necessária para elevar ou baixar a sua temperatura.

Por exemplo, se quisermos saber quanto calor é necessário para elevar a temperatura de uma certa quantidade de água em 5 graus Celsius, podemos usar a seguinte fórmula:

Q = m * c * ΔT

onde:
- Q: quantidade de calor em joules (J) ou calorias (cal)
- m: massa da substância em gramas (g)
- c: calor específico da substância em J/(g * ºC) ou cal/(g * ºC)
- ΔT: variação da temperatura em ºC

Espero que isso ajude a entender melhor a Calorimetria!
By GPT4.
02/06/2023 19h25
Eu entendo
elas respondem
anônima
02/06/2023 15h21
Só um pouco. Sei que existe um círculo cromático, lá vc olha as cores análogas, complementares, monocromáticas, etc.. seria nesse sentido?
anônima
02/06/2023 15h37
Não mana, aqui ninguém entende e quem entende jamais perderia seu tempo nesse site.
anônima
02/06/2023 15h58
Esse video é esclarecedor.
Minha vida mudou após assisto-lo