Vc só tem 17 anos, então vamos mudar esse discurso fatalista de quem já está na ultima curva da vida.
É comum na sua idade haver essas comparações: ser BV, ser virgem, ter N amigos etc. É comum mas você não precisa agir assim.
Seja vc, cara. Cada pessoa é única. Desencana dessas comparações bobas.
Vc mesmo já identificou o problema de ficar mto em casa e aqui DE MANEIRA ALGUMA estou falando pra vc ser um sem noção que só fica na rua. Vc é novo é está na fase de plantar o que vc quer colher lá na frente.
Então estude e se comprometa com o seu futuro (não custa lembrar que vc é o único que pode fazer isso).
Mesmo sendo um cara que tem objetivos na vida e corre atrás deles, vc pode ter vida social.
Fazer um esporte, um curso, aprender a tocar algum instrumento, trabalho voluntário..... são tantas as possibilidades.
Isso te fará ter contato com outras pessoas e ter assuntos em comum, o que ajudará naquele problema de não saber o que conversar, travar ao chegar em alguém etc.
Analise a vida como uma grande rede, onde cada pessoa/atividade é interligada com as demais em algum ponto. Então insira-se nessa rede e estabeleça contato com os outros pontos.
Como bem disse o
@thecounselor, não desconsidere o fator família.
Namoradas vêm e vão, amigos as vezes decepcionam, curtição não dura muito.... Então valorize o que permanece. Se faça presente no seu ambiente familiar e esteja ao lado dos seus entes queridos. No final a gente percebe que isso sim é a nossa riqueza.
No mais é isso: vai curtindo a sua vida da melhor forma possível e se aprimorando como pessoa. As coisas acontecerão naturalmente. ;)