Lamento muito ler isso, que foda...
Você não deveria permanecer nessa relação, se você não considerar minha opinião, porque isso pode custar sua vida.
Há sogras por aí, fazendo da vida de suas noras um inferno. De forma sutil e sorrateira, ou agora como aconteceu, de falar e fazer esse escândalo contigo. Te envergonhando e constrangendo, acusando de pqp, é capaz dela mesmo ter roubado da carteira, e usou você de bode expiatório.
Olha, minha opinião é: Se mudar, vai pra outra cidade. Vocês são noivos, se amam, e ele parece ser um bom homem pra você, mas a família dele não é. Distância. Vocês precisam morar em outra cidade, para no máximo essa filha da puta que infelizmente é tua sogra, não causar problemas desse tipo e não fazer sua uma ficar uma merda. Isso pode custar sua saúde, sua vida. E por menos que seja, "mero estresse" não existe. Isso vai acumulando , e quando tu ver, estará com uma doença crônica sem cura, que te mata aos poucos, e sim, esse exemplo que citei é real.
Esse tratamento da sua sogra só vai piorar. Se isso acontece enquanto tá noiva, imagine casada? Pensa nisso. Se afaste, troque de bairro, fique longe, sem contato, e obviamente quem tem obrigação de cuidar disso é seu noivo, claro que vocês são parceiros e vão construir a vida juntos, mas é dever dele simplesmente fazer essa velha filha da puta, que ele chama de mãe e você chama de sogra, não ter contato algum contigo. Ou termina e não fique. Há consequências disso... Enfim, não ter uma boa relação com a sogra não dá boa. Ela é fdp, vai te fuder.
Bem, é o que eu acho que de você deve fazer, para preservar sua sanidade mental, seu corpo, sua vida, sua felicidade. E se teu noivo não estiver disposto fazer isso, melhor deixar. Isso aí é uma puta bandeira vermelha. MrsJones e Thay_ pontuaram bem, ser o motivo da discórdia entre mãe e filho, deve ser uma grande bosta.
Louvável a atitude do seu noivo, ele realmente te ama!
Ele é primogênito?
Como a mãe dele reage perantes aos outros filhos?
Pode ser alguma magoa que ela guarda do passado, problema psicológico com algum possível trauma.
Implicância não pode ser...
É frustrante quando não nos damos bem com os sogros.