paraíso
anônima
09/06/2023 14h22
Não consigo imaginar de tão fantasioso
anônima
09/06/2023 15h01
Utópico
anônima
09/06/2023 20h44
Não tem como existir um mundo sem distinção social.
eles respondem
09/06/2023 13h46
Olha a China Comunista ou a Teocracia Xiita do Irã, mesmo sem serem estados capitalistas ainda há distinção social, aliás, "distinção social" sempre houve e sempre haverá, mas me refiro mais especificamente de relações de nítida distinção de empregado/empregador.

A diferença é que nesses países a "classe burguesa" em vez de sobrepujar as outras classes, é sobrepujada por elas.

Exemplo:

Nos EUA: todas as classes (burocratas, operários, militares e etc) servem aos interesses burgueses.

Na China, todas as classes servem ao interesse da classe militar.

Na Rússia, todas as classes servem ao interesse dos burocratas.

No Irã, todas as classes servem ao interesse do clero.

Está é uma ilustração simplória e não totalmente acurada, mas ainda assim perfeitamente ilustrativa.

Nos EUA, os grandes burgueses crescem infinitamente e moldam a sociedade para servir aos seus interesses (o lobby americano é a legalização da corrupção e a supremacia do capital).
Já no Irã, por exemplo, o clero faz o mesmo à sua maneira, impedindo que a classe burguesa cresce através de legislação, imposto, nacionalização de empresas, apropriação de bens, assassinatos e etc.

Por último, se vc importa com "igualdade" e com a "classe operária", tenho uma notícia ruim pra você: a verdade é que pião só se fode.... sempre foi assim, sempre vai ser.
09/06/2023 20h43
Isso era no passado, essa discussão não faz mais tanto sentido nos dias atuais.

Naquela época, realmente a coisa era triste, o pessoal trabalhava nos chãos da fabrica até sair sangue da mão pra ganhar um salário que muitas vezes não comprava nem mesmo alimentos, enquanto os donos dessas fabricas viviam vidas luxuosas.

Hoje a coisa é MUITO diferente, empreender está mais fácil e "democratizado", todos tem uma chance de fazer algo diferente, você pode ganhar dinheiro com a internet, tem homeoffice, concurso público, bolsas universitárias, algo impensável naquela época, você não é mais obrigado a ralar o dia todo no chão da fábrica só para comer.

Hoje, uma pessoa com um serviço normal consegue ter um lar para morar, comprar alimento, roupa e até mesmo financiar um veículo, algo que só rico podia fazer, a não ser essa galera amalucada que faz uma penca de filhos de forma irresponsável. E se ele não estiver contente, pode xingar o patrão e tentar algo novo e assim por diante. É claro que estou falando de países verdadeiramente capitalistas onde o povo tem opções a la carte para escolher, né? Não no Brasil onde a galera se masturba com essas ideias socialóides sem futuro. Aqui, o cabra trampa só para pagar os impostos que o estado inventa prometendo o pote de ouro no final do arco íris.
anônimo
09/06/2023 14h22
Escravidão
09/06/2023 15h18
Não consigo imaginar
09/06/2023 20h44
Kkkk sério mesmo!? kkk
anônimo
10/06/2023 00h00
Não consigo pensar em tamanha besteira