Se comunismo for levado bem a letra é utópico.

Porque remonta a não haver classes sociais e serem todos iguais, mas fica bem só no papel pq como todos recebem as mesmas regalias, vai ter pessoas a não realizar tanto esforço, pq no fim recebe a mesma e não vai passar daquilo.

É utópico tmb por ser em certo ponto hipócrita, os comunistas (de países que realmente o viveram "em pleno") que tiraram terreno etc a quem era rico para ficar tudo do estado e tudo justo, acabam por ser os capitalistas desse país, pq ao redistribuir as riquezas não deram as pessoas comuns e sim aos cães grandes (países como a Rússia a afins)

E é isso.

Pq fora da prática tem muitos se não.
eles respondem
09/06/2023 23h07
Vejas os países comunistas vc mesmo
anônimo
09/06/2023 22h45
não
09/06/2023 22h45
Eu era o comunismo
anônimo
09/06/2023 22h46
Porque o estado não consegue produzir, ele está acima do mecanismo de concorrência, e ele não melhora seus serviços igual uma empresa privada faz. (Ele nao concorre com outra empresa e, portanto, nao tem incentivo para inovar)

Na china a economia é privada e o Estado é forte.

Estado serve para regular, nao para produzir
anônimo
09/06/2023 22h48
Eu acho que seria impossível existir uma sociedade perfeita como o próprio comunismo prega.
09/06/2023 22h49
O ser humano é capitalista por natureza
anônimo
09/06/2023 22h55
Porque o ser humano é egoísta por essência e o capitalismo é o melhor modelo para extrair benefícios coletivos desse anseio individual por ganhos.

Já dizia Adam Smith que não é da benevolência do açougueiro que as pessoas tem carne.

O socialismo subverte essa ordem, retira os incentivos à criação, atrapalha a economia ao destituir a auto-regulação do mercado e buscar coordenar toda a produção com base em economia planificada.

O comunismo é ainda mais ridículo ao pregar uma total ausência de governo, todos seriam liderados pelo poder popular, o que sabemos que nunca acontecerá, já que ao se apoderar do poder o ser humano não abdica dele.