Um ventilador com 3 hélices gera menos vento que uma ventilador de 4 hélices, ambos utilizando motores idênticos?!

eles perguntam
2 3
elas respondem
anônima
11/06/2023 10h50
Sim
anônima
11/06/2023 12h21
Não sei
eles respondem
11/06/2023 10h59
Faz diferença sim. Um número maior de pás faz o escoamento se conformar melhor à geometria do rotor, que aumenta a energia transferida ao fluído. Na prática, para um ventilador de jato aberto, aumenta a vazão.

Existem considerações específicas sobre fator de deficiência de potência, que aumenta quando o número de pás aumenta (e isso é bom), mas um número de pás também estrangula o escoamento, reduzindo a vazão, mas isso é problema do engenheiro.

Há outro ponto a se considerar sobre o número de pás. Para ventiladores domésticos, um número par é viável por causa da rotação mais baixa, mas na prática os ventiladores axiais terão um número ímpar para evitar ressonância e fadiga.
anônimo
11/06/2023 12h22
Não tem diferença, caso houvesse fariam um com 16