Qual o pensamento que leva uma pessoa a não acredita em Deus?

elas perguntam
22 4
eles respondem
14/06/2023 06h55
Religião surgir apenas como algo cultural e a pessoa não se sente parte daquele meio. As respostas não fazem sentido, as dúvidas aparecem e então preferem acreditar em algo mais tangível, como a Ciência. E como os deuses são basicamente como o dragão invisível de Sagan, não veem motivos para acredita apenas porque outras pessoas ou um livro disseram que existe.
13/06/2023 23h46
Acredito que seja o mesmo que leva uma pessoa a acreditar em Deus.
São os dois lados opostos da mesma moeda.

Tanto é que é chamado de crença, por ser baseado apenas no que a pessoa cre ser, e não o que de fato é.

Se eu creio em Deus isso não torna a existência dele garantida.
Se eu não creio em Deus isso também não quer dizer que ele definitivamente não exista.
13/06/2023 23h43
A crença em Deus ou a falta dela é uma questão pessoal e complexa. Não dá pra generalizar ou julgar alguém só porque não acredita em Deus. Cada pessoa tem suas próprias experiências, questionamentos e visões de mundo. Respeitar as escolhas e crenças dos outros é fundamental. Então, deixa cada um seguir sua própria jornada, beleza?
14/06/2023 00h07
Não existe uma resposta única, mas no geral é simples: sem evidência, sem crença. Fé não é evidência, do contrário todos os deuses de todas as religiões existem, afinal se alguém acredita, é verdade. Porque você não acredita em deus-elefante, Zeus ou Odin?
14/06/2023 09h26
A lógica do ateus é diferente da de quem acredita em Deus. Ateus acreditam no acaso, na sorte e coincidências superlativas.
14/06/2023 00h03
Acreditar demais em deus
anônimo
14/06/2023 00h05
Ele querer.
13/06/2023 23h58
No meu caso foi simplesmente notar os furos na minha antiga religião, comecei a perceber que muita coisa que me era ensinado não batia muito bem com a realidade, aí desisti, e todas as outras religiões tinham os mesmos problemas, então não faz sentido migrar pra uma delas.

Então se existe um deus, ele não é descrito por nenhuma religião humana, mas até agora não houve uma evidência de que algo assim exista, sabemos nem do que se trata exatamente, todo mundo tem uma definição diferente, então por que acreditar? Pra fazer uma analogia, não tem como tu saber COM CERTEZA se o papai noel existe ou não, talvez ele seja invisível e onipresente, e troque o presente que os teus pais te dá por uma cópia igualzinha sem ninguém perceber e de forma milagrosa. Parece besteira falando assim, tanto que ninguém acredita que o papai noel existe de fato, mas tu não consegue PROVAR que isso é balela com o mesmo grau de rigor que os teístas exigem quando eles querem a prova da não existência de deus, sempre arrumam uma lacuna pra encaixar deus.
anônimo
13/06/2023 23h33
Burrice, prepotência
anônimo
14/06/2023 09h50
Eu acho que existem dois tipos de ateus: o que tem uma mente científica e exclui uma autoridade na criação e ex religiosos que se decepcionaram.
Esse segundo grupo tende a voltar a crer em Deus.
O ateu filosófico é um disfarce do segundo grupo.
14/06/2023 09h58
Vou falar um pouco de mim, se existe ou não, não é da forma que a humanidade fala, pq não vejo lógica em muita coisa, outra coisa, pq em outros países acreditam em outros deuses? Isso também não bate pra mim, o foda é que por eu tá passando por um momento bem ruim comigo, tem gente que joga que é falta de deus, as vezes eu começo a duvidar se estou certo ou errado kkkk é complicado
anônimo
14/06/2023 09h20
Diversos motivos: falta de fé, comodismo, decepção com tal religião, hedonismo, conformidade, apatia.
Mas eu diria que o maior motivo é porque Deus condena o modo de vida imoral e egoísta das pessoas, e assim os mesmas rejeitam a Deus.
Existe uma frase que diz: "ninguém acredita mais em Deus do que o próprio ateu".
anônimo
14/06/2023 10h38
Da mesma forma que você não acredita nos outros milhares de Deuses.
anônimo
13/06/2023 23h59
pq deus tem muitas falhas, a biblia tem muitas falhas e buracos sem explicação. Ninguem nunca viu ele que possa provar. ou seja, é mais provavel que alguem construa uma armadura do homem de ferro do que deus existir
13/06/2023 23h58
Estudo, muitas vezes pessoas abalam a pouca fé que tem com os estudos.

Tem documentário que relata um colégio cristão, as crianças crescem no ambiente religioso e científico e muitos se tornaram ateus.
anônimo
13/06/2023 23h46
Livre arbítrio! É necessário respeito.
13/06/2023 23h40
Livre arbítrio
13/06/2023 23h37
É uma ideia muito fantasiosa, sem fundamentos, é uma piada.
13/06/2023 23h36
meu pensamento é o seguinte
se deus existe, pq pessoas sofrem crimes hediondos todos os dias mesmo clamando por ele? ele não deveria ajudar?
anônimo
13/06/2023 23h35
Geralmente revolta, raiva.

Pq não é para se descartar tal possibilidade. Afinal, é muita gente dizendo que existe, evidências, nada está decidido
13/06/2023 23h34
O que leva alguém a acreditar em algo que nunca viu e a maioria das pessoas que falam que esse algo existe são pilantras, manipuladoras e preconceituosas?
elas respondem
anônima
13/06/2023 23h56
Sabe, eu nunca acreditei verdadeiramente em deus. Quando eu era criança, eu achava que ele existia só porque todos diziam isso, mas quando cheguei na pré-adolescência eu comecei a perceber que eu não tive fé nenhuma. Quando fiquei adulta, deus deixou de fazer sentido 100%, e logo cheguei à conclusão de que eu sempre fui ateia.
anônima
14/06/2023 09h55
simplesmente não acredita ou as vezes sofreu muito dentro de igrejas, terreiros e etc
14/06/2023 10h56
No meu caso, estudo e lógica
anônima
13/06/2023 23h38
Sei lá